Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Geral

Justiça Federal determina reabertura de UTI neonatal de hospital referência em atendimentos à Covid-19 em MT

REABERTURA | 09/06/2020 16h 34min

Hospital Universitário Júlio Müller em Cuiabá deve retomar as internações — Foto: Reprodução

A Justiça Federal determinou nesta terça-feira (8) a reabertura da Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) Neonatal do Hospital Universitário Júlio Müller (HUJM), em Cuiabá. A decisão atende a um pedido do Ministério Público Federal (MPF) para que a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) e a União adotem as providências necessárias para o funcionamento da UTI. O hospital informou que ainda não foi notificado formalmente da decisão.

O hospital é ligado a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) e é considerado referência no estado nos atendimentos à Covid-19. As novas internações foram suspensas em maio durante a pandemia.

A Justiça também determinou a retomada do serviço de triagem de gestantes, assegurando as novas internações e a condição de hospital de portas abertas para a obstetrícia.

O pedid foi protocolado pelo MPF nessa segunda-feira (8).

Na decisão, o juiz federal Raphael Casella de Almeida Carvalho, da 8ª Vara Cível de Mato Grosso, estabelece prazo de 72 horas para o cumprimento da decisão, tanto pela União quanto pela Ebserh, sob pena de multa diária no valor de R$ 10 mil.

A Ebserh deverá providenciar os recursos humanos necessários para assegurar o pleno restabelecimento e a continuidade dos serviços da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, bem como do serviço de triagem de gestantes, assegurando as novas internações e a condição de hospital de portas abertas para a obstetrícia do HUJM/UFMT, sem prejuízo a outros serviços prestados na unidade.

Já a União deverá alocar recursos financeiros necessários ao integral provimento de recursos humanos pela Ebserh, assegurando o pleno restabelecimento e a continuidade dos serviços.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT