Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Geral

Maior produtor de carne bovina do país, Mato Grosso deve voltar a exportar para os Estados Unidos

CARNE BOVINA | 26/02/2020 14h 28min

Mato Grosso pode voltar a exportar carne bovina in natura para os Estados Unidos — Foto: Ministério da Agricultura/Divulgação

Mato Grosso pode voltar a exportar carne bovina para o exterior a partir deste mês. O Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) divulgou que o país pode voltar a exportar carne in natura para os Estados Unidos.

Devido à abertura do mercado de exportação, o estado deve ser beneficiado, já que é o maior exportador de carne bovina do país. Em 2019, ao todo, foram produzidas 428,11 mil toneladas de carne, o que corresponde a um aumento de 21,89% em comparação com 2018.

O estado conta atualmente com um rebanho de mais de 30 milhões de animais. O comunicado do Mapa foi divulgado na sexta-feira (21).

Segundo o Mapa, as compras de cortes bovinos do país foram suspensas pelos Estados Unidos em 2017, devido às repercussões provocadas pela vacina contra a febre aftosa nos rebanhos.

 

A previsão de retomada das exportações não foi divulgada, mas, segundo o Ministério, a comercialização pode começar a partir da divulgação.

De acordo com a ministra Tereza Cristina, a notícia foi recebida com muita satisfação e estava sendo esperada há muito tempo pela pasta.

 

“Uma notícia que esperávamos com ansiedade há algum tempo e que hoje eu tive a felicidade de receber. É uma ótima notícia, porque isso traz o reconhecimento da qualidade da carne brasileira por um mercado tão importante como o americano", afirmou.

 

O Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa) do Ministério, antes de começar as exportações, deve enviar uma lista atualizada de estabelecimentos que estão aptos e certificados a comercialização.

Fonte:   G1 MT