Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Geral

Mais de 17 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada em MT

VACINAS | 14/04/2021 10h 12min

Mais de 17 mil pessoas estão com a segunda dose da vacina contra a Covid-19 atrasada em MT — Foto: Danilo Girundi / TV Globo

Em Mato Grosso, 17.054 pessoas estão com a segunda dose da vacina atrasada. Segundo o Ministério da Saúde, 1,5 milhão de brasileiros já poderiam ter tomado a segunda dose da vacina contra a Covid-19, mas ainda não receberam o imunizante.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou que os municípios são responsáveis pela aplicação do imunizante e pelo desenvolvimento das estratégias de vacinação para alcançar o público-alvo estipulado pelo Ministério da Saúde.

Mais de 1,5 milhão de pessoas não tomaram a segunda dose da vacina no Brasil — Foto: Ministério da Saúde/ReproduçãoMais de 1,5 milhão de pessoas não tomaram a segunda dose da vacina no Brasil — Foto: Ministério da Saúde/Reprodução

De acordo com o Ministério da Saúde, mesmo aquelas pessoas que perderam o prazo estabelecido no cartão de vacinação para a aplicação da segunda dose devem procurar uma unidade de saúde para completar a vacinação.

O estado recebeu 618.760 doses da Coronavac e Oxford/AstraZeneca. Conforme levantamento feito pelo Ministério da Saúde, todas as doses atrasadas em Mato Grosso são da Coronavac.

O prazo estabelecido para a segunda aplicação da Coronavac é entre 14 e 28 dias após a primeira. A Astrazeneca também tem a segunda dose, mas em um prazo de 90 dias após a aplicação da primeira.

Para a vacina da AstraZeneca, a maior eficácia é alcançada quando o intervalo entre a primeira e a segunda doses é de três meses. Para a CoronaVac, o melhor resultado, de acordo com os estudos, ocorre quando a segunda dose é aplicada em um intervalo de 21 a 28 dias.

De acordo com especialistas, a segunda dose é essencial não apenas para proteção individual. Quanto mais pessoas estiverem imunizadas, maior é a barreira criada na comunidade inteira, diminuindo as possibilidades de alguém se infectar.

Até agora foram vacinadas 284.134 pessoas em Mato Grosso. Destas, apenas 86.481 receberam a segunda dose da vacina. O número total de vacinados no estado representa cerca de 7,5% da população mato-grossense, que é de 3,5 milhões de pessoas.

 

Casos de Covid-19

 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta terça-feira (13), 334.091 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 8.771 mortes em decorrência do coronavírus.

Dos 334.091 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 12.041 estão em isolamento domiciliar e 311.244 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 520 internações em UTIs públicas e 478 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 97,56% para UTIs adulto e em 60% para enfermarias adulto.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT