Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Geral

Mais de 7,7 mil urnas eletrônicas começam a ser lacradas para as eleições 2020 em MT

ELEIÇÕES 2020 | 04/11/2020 08h 38min

Foto: Lucas Notícias

Os procedimentos de carga e lacre de 7.703 urnas eletrônicas, sendo 6.633 urnas das seções eleitorais e 1.070 de contingências começaram a ser realizados nesta semana pelo Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT).

O trabalho é obrigatório e está sendo realizado pelas 57 zonas eleitorais do estado. Estão convidados a participarem do evento representantes dos partidos políticos, das coligações, da Ordem de Advogados do Brasil (OAB) e do Ministério Público.

De acordo com o TRE, por causa da pandemia, a participação presencial no evento por parte dos interessados seguirá protocolos sanitários rígidos, os quais serão definidos pelos juízes eleitorais.

Este ano, eleitores de Mato Grosso irão às urnas para votar para vereador, prefeito e um representante ao senado.

 

Cerimônia

 

É obrigação de cada Zona Eleitoral realizar a cerimônia de carga e lacre das urnas eletrônicas que funcionarão nas sessões eleitorais de sua responsabilidade, bem como preparar as urnas de contingências, destinadas a substituir as que apresentarem defeito durante a votação ou que serão utilizadas pela junta eleitoral para recuperação de dados e/ou apuração.

Durante a cerimônia de carga e lacre, cada urna, até então, sem dados, é configurada para determinada sessão eleitoral. Primeiro, o servidor da Justiça Eleitoral insere na urna, por meio de um cartão de memória, alguns dados, entre eles, nome do candidato, cargo que disputa, número de identificação e as inscrições eleitorais dos eleitores que votam na referida sessão.

Em seguida é realizado o teste da urna para verificar se seus dispositivos estão funcionando, como o teclado, visor, impressora e avisos sonoros.

Por fim, todos os compartimentos da urna são lacrados e o equipamento já identificado – município, local de votação e sessão eleitoral, é guardado na caixa.

Ao final da Cerimônia, na presença de todos, é realizada uma auditoria por amostragem das urnas preparadas. Algumas urnas são sorteadas para passar por uma verificação da autenticidade dos aplicativos, das assinaturas digitais e a própria votação é testada.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT