Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Geral

Menina de Canoas comemora 20 meses sem crises de epilepsia após uso medicinal da maconha

SEM CRISES DE EPILEPSIA | 09/05/2020 09h 21min

Caroline Pereira da Silva, de 10 anos, com uma muda de maconha e um cartaz onde explica como o uso diário do óleo artesanal mudou a sua vida. — Foto: Arquivo pessoal

Há um ano e oito meses, Caroline Pereira da Silva, de 10 anos, usa o óleo natural extraído da maconha para controlar crises de epilepsia provocadas pela síndrome de Dravet, uma forma rara da doença. O cultivo da planta é feito no quintal da casa da família desde 2019 e tem autorização judicial.

“Nessa quarentena, com mais tempo, a gente está tendo tempo pra ver os avanços dela. Nos chama muito a atenção que ela está correndo, antes ela não brincava. Deu nome para as bonecas, tira febre, diz que não aguenta mais o coronavírus, que quer sair pra passear. Hoje, ela tem noção de tudo que está acontecendo. Jamais imaginamos isso", conta a mãe Liane Pereira.

Antes do uso do Canabidiol, Carol chegou a ter 50 crises por dia. Para comemorar os 20 meses sem convulsões, Liane postou uma foto da filha nas redes sociais. Na imagem, a pequena moradora de Canoas, na Região Metropolitana de Porto Alegre, segura uma muda de maconha e um cartaz onde explica como o uso diário do óleo artesanal mudou a sua vida.

“Com o óleo artesanal ela não tem mais crises. Teve muitos avanços, ela consegue se alimentar só pela boca. Nós doamos a cadeira de rodas dela porque não usa mais. Consegue caminhar, conseguimos tirar as fraldas também. Hoje em dia ela brinca, conversa, tudo o que não fazia antes.”

Além disso, a quantidade de anticonvulsivos também diminuiu. Antes do uso da maconha eram cinco, agora Carol precisa de apenas um.

De acordo com a mãe, há seis anos, ela chegou a ficar internada no Hospital da Criança Santo Antônio durante seis meses e depois passou por mais sete internações no mesmo ano.

Foi durante essa época que os pais de Carol, Liane, de 51 anos, e o marido José Juarez Gomes da Silva, de 58 anos, conheceram o uso do Canabidiol (CBD) - derivado da Cannabis Sativa, planta também conhecida como maconha - e conseguiram o direito de importar o medicamento.

“Quando a gente estava no hospital, há seis anos atrás, foi quando lançou aquele filme 'Ilegal', que fala sobre a luta de uma família para conseguir o CBD e tratar a filha. A gente viu o filme, logo entrou em contato com o Norberto Fisher, pai da menina.”

Com um processo jurídico, a família conseguiu o direito de importar o CBD, mas a um preço alto. A substância custava de R$ 3 mil por mês.

Liane e é professora aposentada e José é chapeador. Para conseguir custear o valor, a família chegou a fazer rifas, vaquinhas na internet e até mesmo empréstimos bancários.

O uso não cessou completamente as crises de Carol. Conforme Liane, elas eram em menor frequência, mas duravam mais tempo. A família, então, conseguiu que o SUS pagasse a importação. Porém, a burocracia do processo fez com que a menina ficasse meses sem usar a substância.

 

 

Plantio medicinal

 

Em abril de 2017, Liane viu no Fantástico a história de uma família que também obteve na Justiça o direito de plantar maconha medicinal.

“A gente viu a história da Cidinha do Fantástico, que tem a mesma doença da Carol. A família conseguiu autorização da Justiça para cultivar e colher maconha medicinal em casa. Eu vi que ela estaria fazendo uma abertura na Marcha da Maconha em São Paulo, a gente conheceu a Cultive - Associação de Cannabis e Saúde, que ajuda famílias com filhos nessa situação. Fizemos cursos lá de como extrair o óleo essencial da planta. Ao final desses cursos, a gente ganhou clones das plantas para trazer pra casa".

 

"Nós, com dois pezinhos de cannabis na mão, a gente se arriscou e levou no avião. Pela Carol, a gente disse ‘a gente vai fazer’. Foi bem ilegal, mas nos arriscamos", conta a mãe.

 

Ainda inexperientes no cultivo da Cannabis em casa, os pais da Carol deixaram a planta no lado externo da casa, fazendo com que surgissem flores. De acordo com os novos amigos de São Paulo, as flores na verdade eram fungos, que fizeram a família perder os pés de maconha.

“A gente precisava dela de novo, dessa vez fomos dirigindo até São Paulo. Fizemos mais de 3 mil km em uma semana".

 

"A gente fez umas loucuras realmente, mas não dá nenhum pouco pra se arrepender. O resultado está aqui do meu lado, está ouvindo, né? Ela está cantando aqui no quarto do lado, brincando. Agora não para quieta", diz Liane.

 

 

Autorização judicial

 

Após o início do cultivo ainda ilegal, a família entrou com outro pedido judicial, dessa vez de habeas corpus, uma vez que informou e admitiu o crime de cultivar maconha em casa.

Depois de juntar laudos médicos e escolares sobre a melhora do estado de saúde de Carol, em abril de 2019 a família conseguiu o direito de plantar e extrair o óleo medicinal da maconha em casa.

A família foi a primeira no Rio Grande do Sul a conquistar esse direito, e a 34ª no Brasil.

Mesmo com todo o esforço para que Carol tenha uma vida saudável, os pais da menina ainda enfrentam preconceitos de familiares e vizinhos pelo cultivo da maconha em casa.

“Nós escutamos de vizinho ‘a gente sabia q vocês estavam plantando maconha, mas não íamos denunciar vocês'. Tem muito mesmo, a gente nota direitinho. Se a gente faz um post da Carol, se tu tocar no nome da planta, muita gente não vai curtir. O preconceito é desconhecimento, é desconhecer o poder da planta. É aquilo passado de geração à geração, que não presta. Eu sempre falo assim, ‘não espere precisar para apoiar’”, diz Liane

 

"Não podemos comparar ela a outras crianças, até porque criança nenhuma se compara. Comparamos ao que ela era. Tem muita diferença, hoje é uma criança feliz, saudável”, conta a mãe.          

 

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular. 

Fonte:   RBS TV