Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Geral

Menino picado por Jararaca em Lucas do Rio Verde-MT continua internado

PICADA DE COBRA | 06/07/2019 15h 18min

Foto: Arquivo pessoal

O menino, de 10 anos, que foi picado por uma cobra na cama enquanto dormia em uma fazenda no município de Lucas do Rio Verde-MT, continua internado neste sábado (06) no Hospital Regional de Sorriso-MT.

O hospital disse que o garoto está internado na ala pediátrica do hospital. Um boletim médico detalhado sobre o estado de saúde da criança ainda será divulgado.

O menino estava deitado na cama, na madrugada de sexta-feira (05), quando sentiu a picada do animal. Ele chamou os pais, que foram até o quarto, acenderam a luz e viram a cobra na cama.

O menino foi socorrido às pressas ao Hospital São Lucas, em Lucas do Rio Verde-MT.

A cobra seria uma jararaca, uma serpente venenosa.

A criança teve que ser transferida para o Hospital Regional de Sorriso-MT, onde foi medicada. O hospital em Lucas do Rio Verde-MT, não teria o soro específico.

Na sexta, o menino foi medicado, recebeu antialérgico e soro antibotrópico.

 

Alerta

Lucas do Rio Verde-MT está localizado em uma região com grande área de vegetação nativa, dessa forma, existe a presença de uma fauna muito rica, que inclui também animais peçonhentos.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que os moradores devem ficar atentos por onde andam, principalmente na área rural e em regiões próximas de mata, locais mais comuns onde esses animais habitam.

No momento, a atenção deve ser redobrada por conta da redução na produção dos soros antivenenos nos últimos meses que são fornecidos pelo Ministério da Saúde, o que gerou falta de abastecimento afetando toda a rede de atenção à saúde do país.

A produção foi reduzida por falta de matéria-prima e o Ministério da Saúde deverá tomar as medidas para normalizar o fornecimento aos estados e municípios.

Em Lucas do Rio Verde-MT o estoque dos soros antiofídico e antirrábico terminou e na região está no fim, tendo disponível apenas nos hospitais regionais para estratégia do uso.

O soro antiofídico é um medicamento para tratar picadas de cobras venenosas e o soro antirrábico é usado em caso de exposição à raiva, que pode ser transmitida pela saliva de animais infectados, como cães, gatos e morcegos, principalmente por mordedura, mas também por arranhadura.

Fonte:   G1 MT