Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quinta Feira 18 de Abril de 2024

Geral

Morador de Campo Verde testa positivo para COVID-19

COVID-19 | 12/05/2020 14h 14min

Foto: Reprodução

A Secretaria Municipal de Saúde informou na manhã de hoje (12) que um morador de Campo Verde testou positivo para a COVID-19. Este é o primeiro caso registrado no município desde o início da pandemia do novo coronavírus.

O exame, de acordo com o secretário municipal de Saúde, Altair Timóteo de Araújo, foi feito na tarde de segunda-feira (11) por um laboratório particular e aguarda o resultado da contraprova, que está sendo feita pelo laboratório da Universidade Federal de Mato Grosso, em Rondonópolis.

Conforme informou Araújo, o paciente, do sexo masculino que não teve a idade revelada, era assintomático, ou seja, não apresentava os sintomas para a COVID-19 e não deixou Campo Verde nos últimos dias, o que significa que o vírus está circulando pelo município.

O homem está em isolamento domiciliar e, pelo exame ter sido ter sido feito em um laboratório não credenciado pela Secretaria Estadual de Saúde, o caso não aparece nos boletins oficiais, o que só deve acontecer após a divulgação da contraprova.

“Foi feito um teste rápido e hoje fizemos a coleta para um outro exame mais específico, mais apurado, que se chama RTPCR e encaminhamos para Rondonópolis. Demora em torno de 48 horas para ter o resultado, mas tudo indica que esse caso é positivo”, frisou o secretário.

De acordo com Araújo, com a confirmação pela contraprova os cuidados para se evitar o contágio e a propagação da doença devem ser redobrados. “Nós sempre salientamos para a população que a doença está circulando em nosso estado, está circulando em todos os municípios”, alertou Araújo.

Ele também frisou que, diante do panorama provocado pela pandemia, todos os pacientes, moradores ou não de Campo Verde que procuram atendimento nas unidades de saúde ou no Hospital Municipal Coração de Jesus com síndrome gripal, de acordo com os critérios estabelecidos, passam pelo teste rápido para COVID-19. Até mesmo pacientes que faleceram com síndrome gripal foram testados.

Conforme comentou o prefeito Fábio Schroeter, a confirmação de casos da COVID-19 já era esperada e que a partir de agora é preciso que a população siga as normas estabelecidas pelos órgãos de saúde. Entre os cuidados estão o uso de máscara, higienização das mãos com água ou sabão ou com álcool gel ou álcool 70%, e o distanciamento social, evitando sair às ruas sem necessidade.

“Nós estamos trabalhando há um bom tempo como esse cenário, imaginando que em Campo Verde nós temos casos, porém, não confirmados. A gente sabe que muitas pessoas podem estar com o novo coronavírus, porém elas não sabem, e esses cuidados são essenciais”, disse o prefeito.

Fábio frisou que a Administração Municipal tem trabalhado com seriedade no contingenciamento dos riscos de contágio pelo novo coronavírus. “Às vezes somos até mal interpretados. Parece que nós queremos prejudicar alguém ou prejudicar a economia, mas não é isso”, disse ele.

De acordo com o prefeito, as medidas adotadas visam preservar vidas. “Temos visto na mídia o que tem acontecido em locais onde isso está mais avançado. Então o conselho que nós damos e que respeitem as decisões da Administração, os nossos Decretos e procurem tomar todos os cuidados que são recomendados”, disse o prefeito.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular. 

Fonte:   Valmir Faria