Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Geral

Morre Dom Bonifácio Piccinini, arcebispo emérito de Cuiabá

FALECIMENTO | 29/11/2020 08h 49min

Arcebispo emérito de Cuiabá, Dom Bonifácio Piccinini - Foto: CNBB

O arcebispo emérito de Cuiabá, Dom Bonifácio Piccinini, de 91 anos, morreu na noite desse sábado (28) enquanto estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Santa Casa, em Cuiabá.

O religioso teve um mal estar, ao se sentir muito fraco e debilitado, além de estar com a pressão arterial oscilando, e estava internado desde a segunda-feira (23).

Em nota, a Arquidiocese de Cuiabá informou que ele estava em observação na UTI, mas não resistiu e morreu durante a noite.

Dom Bonifácio Piccinini tem 91 anos e é arcebispo emérito de Cuiabá — Foto: Arquidiocese de Cuiabá
Dom Bonifácio Piccinini tem 91 anos e é arcebispo emérito de Cuiabá — Foto: Arquidiocese de Cuiabá

 

Governo decretou luto

 

O governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (DEM), decretou luto de 3 dias pelo falecimento do arcebispo, em homenagem a todo o trabalho realizado por ele, ao longo de 45 anos dedicados a Igreja Católica.

 

"Recebemos a notícia com grande pesar. Perdemos hoje um homem que fez a diferença com suas ações e sua fé. Ele sempre foi um exemplo para todos nós", afirmou o governador e a primeira-dama.

 

Velório

 

O velório de Dom Bonifácio começou na madrugada deste domingo (29) na Catedral Basílica do Senhor Bom Jesus de Cuiabá. A primeira missa de corpo presente ocorreu às 7h.

A Catedral fará missas a cada duas horas, sendo às 9h, 11h, 13h, 15h, 17h e 19h.

O sepultamento, com a última missa, está previsto para segunda-feira (30), às 8h com corpo presente. Dom Bonifácio será sepultado na cripta dentro da Catedral Metropolitana.

Cripta guarda restos mortais de autoridades eclesiásticas como Dom Aquino e de fundadores como Pascoal Moreira Cabral e Miguel Sutil. — Foto: Renê Dióz/G1

Cripta guarda restos mortais de autoridades eclesiásticas como Dom Aquino e de fundadores como Pascoal Moreira Cabral e Miguel Sutil. — Foto: Renê Dióz/G1

 

Cripta

 

O subsolo da Catedral conta com uma cripta que serve de cemitério às autoridades políticas e eclesiásticas locais – como é de costume nas catedrais – desde quando era apenas uma simples capela, no início do século 18.

O local, aberto à visitação, guarda os restos mortais de oito personalidades históricas, incluindo fundadores e protagonistas da formação da capital mato-grossense e do próprio estado.

Estão enterrados Dom Carlos Luiz D'Amaur, Dom José Antônio dos Reis, Dom Luiz de Castro Pereira, Pascoal Moreira Cabral, Miguel Sutil de Oliveira, Dom Francisco de Aquino Corrêa, Dom Orlando Chaves e frei José Maria de Macerata.

 

 

Biografia

 

Arcebispo emérito de Cuiabá, Dom Bonifácio Piccinini, de 91 anos, morreu na noite desse sábado (28) — Foto: Secom-MT
Arcebispo emérito de Cuiabá, Dom Bonifácio Piccinini, de 91 anos, morreu na noite desse sábado (28) — Foto: Secom-MT

Dom Bonifácio morava na Mitra Arquidiocesana, ao lado do Santuário Eucarístico Nossa Senhora do Bom Despacho, no alto do Morro do Seminário, com outros sacerdotes e o arcebispo de Cuiabá, Dom Milton.

Dom Bonifácio tem mais de 45 anos de serviços prestados à comunidade católica em Mato Grosso.

Dom Bonifácio nasceu em 1929 no estado de Santa Catarina. Ele já morou em São Paulo e na Itália, onde estudou Filosofia e Teologia. Em quase quatro décadas, ajudou a ampliar a presença da Igreja Católica em Mato Grosso.

Dom Bonifácio é arcebispo emérito, ou seja, já superou a idade de 75 anos, que limita o exercício do ministério episcopal. Ele já participou da construção de mais de 200 igrejas em Mato Grosso.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT