Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Geral

Motorista faz tratamento contra a Covid-19 em casa em leito adaptado em Cuiabá e família pede ajuda para custear oxigênio

COVID-19 | 24/03/2021 14h 22min

Valdinei foi diagnosticado com Covid-19 no dia 11 de março — Foto: Divulgação

Com as unidades de saúde de Cuiabá lotadas, o motorista Valdinei Arruda de Oliveira, de 47 anos, está fazendo o tratamento contra a Covid-19 em casa com o uso de cilindro de oxigênio. O leito foi adaptado pela família para atendê-lo.

De acordo com a mulher de Valdinei, Luciene Simões dos Santos, a família decidiu instalar o equipamento após receber autorização médica.

Agora, a família pede ajuda para manter o aluguel de cilindro de oxigênio. A filha do motorista é enfermeira e presta auxílio à mãe e o pai no tratamento.

Ao G1, Luciene contou que o marido foi diagnosticado com o vírus no dia 11 de março.

O quadro piorou rápido e a família chegou a passar por quatro unidades de saúde em Cuiabá e não conseguiu atendimento, quando o motorista conseguiu atendimento no Hospital Referência para Covid-19 (antigo Pronto Socorro), em Cuiabá.

“Quando buscamos o atendimento naquele momento, ele já tinha dois exames, tomografia que comprovava que ele estava com Covid”, explicou.

Segundo Luciene, depois que ele foi atendido, o médico perguntou se a família teria como levá-lo para casa e continuar o tratamento devido à superlotação na unidade.

Já em casa, a família também teve dificuldades de encontrar uma empresa que dispusesse de oxigênio para alugar. Agora, a dificuldade está em ter recursos financeiros para conseguir pagar o oxigênio.

 

"Eu estou desempregada e toda ajuda é bem vinda. São tempos difíceis e quem puder, nós aceitaremos”, pede.

 

Debilitado, Valdinei voltou a se alimentar e precisa tomar várias vitaminas e com isso a família tem outros gastos.

Em Cuiabá , de acordo com último boletim epidemiológico divulgado na terça-feira (23), são 778 pacientes internados com Covid-19, sendo 338 em UTI e 287 em enfermagem.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá informou que não foi orientado a nenhum paciente para continuar tratamento em casa. E que a prefeitura não disponibiliza de auxilio de oxigênio hospitalar para quem faz tratamento em casa.

Confira a nota na íntegra:

A Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá (SMS) informa que não procede que paciente do Hospital Referência à Covid-19 (antigo Pronto Socorro) recebeu orientação para continuar tratamento em casa com uso de oxigênio hospitalar. O paciente em questão não estava internado, mas procurou o hospital sem antes passar por unidade de atenção primária ou secundária para que fosse triado e regulado. A SMS informa que enquanto ainda necessitam do auxílio mecânico para respirar, os pacientes são mantidos internados. A SMS destaca ainda que não dispõe de auxílio de oxigênio hospitalar para quem faz tratamento de saúde em casa.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT