Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Geral

MT é o 3º estado com mais mortes por Covid-19 entre profissionais da enfermagem

COVID-19 | 25/09/2020 12h 34min

Enfermeiros estão na linha de frente de combate ao coronavírus — Foto: AP Photo/Paul Sancya

Mato Grosso é o 3º estado no país com mais mortes por Covid-19 de profissionais da enfermagem. Segundo o presidente do Conselho Regional de Enfermagem de Mato Grosso (Coren-MT), Antônio César Ribeiro, a situação em Mato Grosso é bastante crítica.

Segundo o presidente, desde o mês de março quando foram registrados os primeiros casos de covid no estado, o Coren-MT instituiu o comitê de crise.

 

“Temos em Mato Grosso 933 casos suspeitos em profissionais de enfermagem. Com 33 óbitos, Mato Grosso só está atrás do Rio de Janeiro e São Paulo.

 

Também suspendeu todas as fiscalizações de rotina e passou a focar apenas nas fiscalizações relacionadas ao ambiente e condições de trabalhos dos profissionais que estavam à frente da pandemia.

Foram recebidas muitas denúncias sobre a falta de equipamentos de proteção individual.

“Temos a falta de EPIs e depois percebemos a baixa qualidade dos equipamentos, além de números insuficientes de equipamentos para um plantão de 12 horas”, disse.

Ainda de acordo com presidente do Coren-MT, outra questão que preocupa é que falta profissionais para tender a demanda e não há treinamento ou capacitação por parte das unidades de saúde.

De março até 15 de setembro, mais de 100 unidades de saúde foram fiscalizadas pelo Coren-MT.

Foram mais de 200 denúncias checadas, quase 70 notificações extrajudiciais emitidas e 193 fiscalizações realizadas.

O presidente relata que os problemas são falta de equipamentos de segurança para todos os profissionais da saúde, não somente os da enfermagem, falta de condições de trabalho e de pessoal suficiente, e necessidade de realização de concurso público.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Centro América FM