Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quarta Feira 24 de Abril de 2024

Geral

MT ocupa 5º colocação em geração solar do país, segundo pesquisa de associação nacional

GERAÇÃO SOLAR | 15/07/2019 14h 50min

Foto: Enerzee/Assessoria

De acordo com um levantamento feito pela Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), divulgados em junho, Mato Grosso ocupa a quinta colocação no ranking de geração solar. Entre os municípios, Cuiabá ocupa a sétima posição.

Ainda segundo o balanço, o estado acumula cerca de 47,8 megawatts (MW) de potência instalada, o equivalente a quase 5,8% do que é produzido na geração solar distribuída no país. Já Cuiabá acumula reúne de 7,7 MW o que corresponde a 0,9% da geração solar.

A associação os sistemas de energia solar surgiram como uma opção ao consumidor, e permitem uma redução de até 95% na fatura de energia elétrica. Além disso, é uma opção de energia sustentável.

Além da economia, a geração solar tem possibilitado a abertura de novas empresas, geração de emprego e preservação do meio ambiente.

Alexandre Sperafico é proprietário de duas usinas, com três mil metros quadrados e 360 módulos cada, com capacidade para gerar 15 mil quilowatts hora, por mês.

Segundo ele, o mercado é crescente. “O público tem percebido que a energia fotovoltaica, além de sustentável, também tem se consolidado viável economicamente”, comentou ele.

Fonte:   G1 MT