Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Geral

Nenhum candidato tira 'nota mil' na redação do Enem e MT é o único do Centro-Oeste sem nota máxima

ENEM | 17/01/2020 15h 06min

Foto: Divulgação

Nenhum candidato que prestou o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em Mato Grosso tirou nota mil na redação, segundo informação divulgada pelo Ministério da Educação (MEC) nesta sexta-feira (17). No Centro-Oeste, é o único onde ninguém obteve nota máxima.

No ano passado, uma aluna conseguiu nota mil em redação. Gabriela Fonseca, de Tangará da Serra, a 242 km de Cuiabá, fez um texto inspirado nos versos da música 'Admirável Gado Novo', do cantor Zé Ramalho.

Em Goiás, quatro alunos tiraram nota mil; no Distrito Federal, dois, e em Mato Grosso do Sul, um.

Ao todo, 53 redações de 15 estados e Distrito Federal receberam nota máxima. Destas, 32 foram escritas por mulheres.

Minas Gerais foi o estado com mais notas mil em redação. Foram 13 candidatos com nota mil, seguido do Rio Grande do Norte, Ceará e Rio de Janeiro, 6 em cada estado, e de São Paulo e Goiás, quatro em cada estado.

Também tiraram nota máxima, os candidatos de Alagoas (2); Bahia (1); Distrito Federal (2); Espírito Santo (1); Maranhão (1); Mato Grosso do Sul (1); Paraíba (1); Pará (2); Pernambuco (1) e Piauí (2).

O tema desta edição foi “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”. O texto deveria ser do tipo dissertativo-argumentativo, com até 30 linhas, desenvolvido a partir da situação-problema proposta e de subsídios oferecidos pelos textos motivadores.

As redações com menos de sete linhas recebem nota zero, assim como as que reproduzem integralmente trechos dos textos motivadores e de itens do caderno de questões.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) avalia o desempenho escolar ao final da educação básica. Vinculado ao Ministério da Educação (MEC), o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplica as provas desde 1998.

Hoje, o Enem é o segundo maior exame do mundo de acesso à educação superior. Os resultados permitem, ainda, o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais.

Fonte:   G1