Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Geral

Nova espécie de macaco é descoberta por pesquisadores em MT

O ZOGUE-ZOGUE | 29/01/2020 14h 19min

Foto: Almério Gusmão

Uma nova espécie de macaco foi descoberta em Chapada dos Parecis-MT, região sudoeste do estado.

O zogue-zogue de barba branca foi descrito pelo mato-grossense Almério Câmara Gusmão, aluno de doutorado da Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat), no programa em Rede em Biodiversidade e Biotecnologia da Amazônia Legal (Bionorte), desenvolvido em conjunto com um grupo de outros 15 pesquisadores de nove instituições, durante uma expedição para estudar fóssil de árvores na região.

O Brasil é o país com o maior número de primatas conhecidos. Segundo o site oficial da Sociedade Brasileira de Primatologia, são mais de 140 espécies distribuídas pelo território nacional. Após a descoberta de uma nova espécie de primata no ano passado, os pesquisadores foram surpreendidos com essa nova espécie da mesma família.

Durante o processo de observação, o padrão de cores da nova espécie foi o que chamou a atenção dos pesquisadores, que iniciaram um estudo detalhado da genética, que resultou em um artigo, recentemente publicado em uma das mais importantes revistas internacionais do assunto, a Primate Conservation.

Entre as outras instituições que participaram da descoberta estão a Universidade Federal de Rondônia (Unir), Universidade Federal do Para (UFPA), Instituto Pró-Carnívoro (IPC), Universidade Federal do Acre (UFAC), Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa), Universidade Federal de Sergipe (UFS), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), e da Global Wildlife Conservation, Stony Brook University.

Outro registro da espécie, no mesmo período, foi na UHE Rondon II, durante um estudo de desmatamento no Sul de Rondônia realizado pela professora Mariluce da Unir. Esse foi o único registro em Unidade de Conservação, feito pela equipe do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Primatas Brasileiros (CPB) do ICMBIO.

“Trata-se de mais um patrimônio natural brasileiro que enriquece a lista de fauna dos Estados de Mato Grosso e Rondônia. Agora com um nome científico é possível desenvolver estudos e implantar medidas específicas de conservação da espécie”, destaca Gusmão.

 

A espécie

 

Batizado de Plecturocebus parecis, em uma referência a onde é encontrado, Chapada dos Parecis, nos estados de Mato Grosso e Rondônia, a espécie faz parte de um grupo de macacos conhecidos popularmente como zogue-zogue-de-barba-branca, por conta da marcante barba esbranquiçada, característica única que o difere dos demais.

Outras características físicas do animal são as costas vermelhas, a ponta do rabo e as mãos esbranquiçadas. Apesar de ainda não haver estudos publicados sobre a ecologia alimentar da espécie, nos momentos em que foram encontrados na natureza foi possível observar eles se alimentando de folhas e frutos.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:

Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT