Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Geral

Onze grávidas morreram de Covid-19 neste ano em MT

COVID-19 | 25/03/2021 17h 19min

Mato Grosso registrou 11 mortes de grávidas com Covid-19, neste ano, conforme dados são da Secretaria de Estado de Saúde (SES). O aumento é de 110% em relação a 2020, que registrou 10 mortes durante todo o ano.

Desde o início da pandemia até 20 de março de 2021, foram registrados 324 casos da doença em gestantes, sendo 130 somente neste ano. Desse total, 113 precisaram de internação, sendo 37 em 2021.

Atualmente, no Hospital Júlio Muller, estão internadas oito grávidas com Covid-19.

De acordo com a Secretaria de Saúde de Cuiabá, não há registros de internação de gestantes com Covid-19 nas unidades do antigo Pronto Socorro e São Benedito. No entanto, neste mês, foi registrado um caso de interrupção de gravidez de paciente com Covid-19 no Hospital Referência à Covid-19 (antigo Pronto Socorro)

A obstetra especialista em gestação de alto risco, Annie Caroline dos Santos, que atua no HUJM, disse que a falta de um lugar específico e adequado para atender essas mulheres reflete nesse aumento.

“Como não temos um fluxo organizado, essas pacientes têm ficado muito tempo em locais que não são ideais para atendimento gestante. Quando conseguem ser transferidas já estão muito graves. A ausência de fluxo para essas gestantes é preocupante", explicou.

 

Casos no estado

 

Mato Grosso registrou 62 mortes mortes por Covid-19 nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) nesta quarta-feira (24).

Com isso, o estado chega às 7.095 mortes e 294.974 casos confirmados da doença. O mês de março, antes de terminar, já é o mais fatal desde o início da pandemia em Mato Grosso, superando o número de mortes em julho de 2020, quando, até então, havia sido registrado o pico da pandemia.

 

Falta leitos em MT

 

A fila de espera por leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) em Mato Grosso mais que dobrou em uma semana. Na última terça-feira (22), 187 pacientes esperavam por um leito de UTI no estado, de acordo com a SES.

Desde o dia 8 de março, não tem leitos de UTI disponíveis no estado. Após a lotação máxima, o número de pacientes aguardando a liberação de leito só aumenta.

O colapso de saúde se estende aos hospitais particulares. Em Cuiabá, alguns hospitais fecharam as portas do pronto-atendimento, devido à superlotação de pacientes com Covid-19.

Para frear o avanço da nova onda de Covid-19, o governo estadual prorrogou o decreto publicado na terça-feira (16) que toma medidas como toque de recolher e fechamento do comércio depois das 19h. As medidas continuam a valer até o dia 4 de abril.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   TV Centro América