Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Geral

Paciente morre com Covid-19 em posto de saúde e enfermeira registra BO após funerária se recusar a buscar corpo em Cuiabá

COVID-19 | 05/03/2021 09h 36min

Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Tijucal, em Cuiabá - Foto: Prefeitura de Cuiabá

Um idoso morreu na tarde dessa quinta-feira (4) vítima da Covid-19 após dar entrada na Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro Tijucal, em Cuiabá-MT.

No entanto, a liberação do corpo gerou uma confusão e uma enfermeira registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil depois que a funerária responsável se recusou a buscar o corpo do idoso por se tratar de um paciente com Covid-19.

Na declaração de óbito de Enio Ricardo Caparelli, de 70 anos, consta que ele faleceu por choque séptico, infecção generalizada e pneumonia por Covid-19. O filho de Enio o acompanhava no posto de saúde.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Cuiabá lamentou o ocorrido e informou que a funerária responsável buscaria o corpo do idoso no primeiro horário desta sexta-feira (5), no entanto, não disse se o corpo já havia sido retirado ou não até a publicação desta reportagem.

O corpo do idoso foi colocado em uma sala da unidade com refrigeração.

A enfermeira de plantão procurou a delegacia para relatar que o idoso faleceu no período da tarde e que, ainda na noite, a funerária não havia buscado o corpo por ser de um paciente com coronavírus.

Sem estrutura e condições necessárias, por se tratar de uma unidade de atenção primária de saúde, a enfermeira denunciou que não tinha como ficar com o corpo no posto.

 

Nota da secretaria

 

 

  • Na tarde desta quinta-feira um paciente foi levado pela família ao Centro de Saúde do Tijucal por volta das 16h. O médico que fez o atendimento constatou que ele já estava em óbito ao chegar na unidade.
  • A família foi providenciar os trâmites para o sepultamento. Ao finalizarem os procedimentos necessários para o funeral, já era noite e a funerária se recusou a buscar o corpo, garantindo que fará a remoção no primeiro horário desta sexta-feira.
  • A coordenação de Atenção Básica abrigou o corpo em uma sala da unidade, com refrigeração.
  • A Prefeitura lamenta o óbito e se solidariza com a dor da família neste momento difícil.

 

 

Covid-19 em Mato Grosso

 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) notificou, até a tarde desta quinta-feira (4), 258.460 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, sendo registrados 5.941 óbitos em decorrência do coronavírus.

Foram notificadas 2.748 novos casos de Covid-19 e 37 mortes nas últimas 24 horas. Dos 258.460 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso, 9.883 estão em isolamento domiciliar e 241.068 estão recuperados.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 462 internações em UTIs públicas e 387 em enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 96,86% para UTIs adulto e em 46% para enfermarias adulto.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT