Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Geral

Período proibitivo de queimadas em MT é adiantado para o dia 1º de julho

QUEIMADA | 05/06/2020 06h 32min

Período proibitivo de queimadas é adiantado em MT - Foto: Corpo de Bombeiros

O período proibitivo de queimadas na zona rural de Mato Grosso será adiantado para o dia 1º de julho e deve se estender até 30 de setembro. A decisão foi anunciada pelo governo do estado nesta quinta-feira (4).

A decisão leva em consideração fatores climáticos e riscos que a poluição do ar traz à saúde humana, especialmente em um momento que o mundo enfrenta a pandemia da Covid-19, que é uma síndrome respiratória.

Além disso, de acordo com monitoramento realizado pelo INPE, entre 01 de janeiro e 28 de maio, Mato Grosso registrou um aumento de 11,83% dos focos de calor em relação ao mesmo período do ano passado. Enquanto isso, o Brasil e os Estados da Amazônia legal registraram redução de 2,84% e 31,26% respectivamente.

O decreto com a regulamentação será publicado nos próximos dias.

Com a decisão, os proprietários rurais estão proibidos de realizar qualquer atividade de limpeza de pastagem com o uso do fogo.

Em zona urbana, as queimadas são proibidas durante todo ano.

Também foi verificado que 44% do estado de Mato Grosso apresenta a pluviosidade abaixo da média e 24% do território encontra-se na média dos últimos 30 anos para o mesmo período.

A estiagem decrescente seca a vegetação mais fina tornando-a mais vulnerável ao fogo.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT