Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Geral

Prefeito libera retorno de aulas presenciais das turmas do 1º ao 5º ano de escolas particulares em Lucas do Rio Verde-MT

RETORNO DAS AULAS | 01/06/2020 11h 28min

Foto: Paula Fróes

O prefeito de Lucas do Rio Verde, Luiz Binotti, assinou, na sexta-feira (29), o Decreto Municipal nº 4.811/2020, que estabelece novas medidas durante a pandemia do novo Coronavírus (Covid-19).

Conforme o decreto, fica autorizado e de maneira facultativa o retorno de aulas presenciais das turmas do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental a partir de 01/06/2020 em instituições da rede particular. O retorno às aulas não é obrigatório e os estabelecimentos deverão disponibilizar meios de ensino à distância aos alunos que optarem pela manutenção do isolamento social.

As escolas poderão voltar à atividades desde que respeitadas condições, como proibição de aulas de educação física e de utilização de materiais de uso coletivo; proibição do funcionamento de brinquedotecas; proibição de aglomeração; entre outras. Também devem promover e comprovar a capacitação de toda a equipe gestora, técnicos-administrativos, docentes, cozinheiras, zeladores, limpeza e segurança sobre prevenção da Covid-19, medidas de biossegurança e também para identificação de casos de síndrome gripal ou similar, devendo acontecer antes do retorno das aulas.

Além destas condições, as instituições deverão adotar medidas de higiene e biossegurança, definidos pelos órgãos de saúde pública, tais como: aferir a temperatura dos estudantes ao entrar no estabelecimento de ensino; oferta permanente de produtos para higienização das mãos, como água, sabão líquido e álcool em gel 70%; exigência de uso de máscaras; distanciamento mínimo de 1,5 m entre alunos, funcionários e demais pessoas; controle do fluxo de entrada e saída de pessoas; higienização/desinfecção dos calçados dos alunos; e outras.

No ambiente escolar também devem estar visíveis materiais com recomendações para prevenção da Covid-19 nas formas de métodos audiovisuais, cartazes, faixas, adesivos, e também deve ser ampliada a frequência de limpeza em todos os ambientes e objetos. Deverá ser adotado sistema de escala, revezamento de turnos e alterações de jornadas para reduzir fluxos, contatos e aglomerações de alunos e colaboradores. Fica proibido o ingresso nas atividades de pessoas do grupo de risco.
 
O decreto apresenta ainda novas medidas para restaurantes, que poderão servir buffet com self-service desde que obedecidas as seguintes condições:

I – assepsia das mãos dos clientes com álcool em gel 70%;

II – após a assepsia acima referida, fornecimento pelo restaurante de luvas descartáveis aos clientes na entrada do estabelecimento para que estes possam se servir (self-service);

III – somente permitir que o cliente adentre ao estabelecimento se estiver usando máscara.


Decreto Municipal nº 4.811/2020

 


Anexos:

 Decreto Municipal nº 4.811/2020

Fonte:   Foto: Ascom Prefeitura