Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Geral

Prefeitura apresenta novo modelo de transporte coletivo em Cuiabá

TRANSPORTE | 23/05/2019 21h 22min

Foto: TVCA/Reprodução

Nessa quinta-feira (23), a Prefeitura de Cuiabá anunciou o novo projeto para o transporte coletivo na capital. A previsão é de que o edital de licitação seja lançado nesta sexta-feira (24), mas o prazo estipulado pela Justiça terminou no dia 15 deste mês.

Até que o edital seja lançado, a administração pública fará um contrato de emergência com as empresas que já prestam o serviço atualmente.

Entretanto, para participar do novo certame, as empresas terão que oferecer muito mais ao usuário, segundo o procurador do município, Daniel Barion. As diretrizes da nova concessão vão além da oferta de ônibus novos.

 

O contrato prevê:

 

 

  • 100% da frota com ar condicionado, em 5 anos;
  • câmeras de monitoramento em todos os ônibus;
  • As empresas contratadas também vão fazer o transporte rural para os distritos de Aguaçu, Coxipó do Ouro, Nossa Senhora da Guia e Cinturão Verde;
  • As concessionárias também devem oferecer o transporte especial para pessoas com mobilidade reduzida;
  • A frota passará por controle de qualidade.

 

Além de novas tecnologias, as empresas terão que oferecer veículos híbridos e elétricos. E, para melhorar a trafegabilidade, a Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) vai implantar novas faixas exclusivas para ônibus.

O novo projeto de transporte urbano também prevê a construção de terminais, nos locais onde seriam as estações do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). Um dos terminais seria no Coxipó e outro na região do Bairro CPA.

A formalização dos contratos também deve ser revista. Atualmente, os acordos não preveem a implantação de melhorias por parte das concessionárias do serviço. A partir de agora, segundo a administração, elas terão que apresentar essas propostas ao longo da vigência do contrato.

O prazo da concessão é de 20 anos, podendo ser prorrogado por mais 10 anos. De acordo com o procurador, esse projeto faz parte de um plano de mobilidade urbana mais abrangente, que envolve todos os setores do trânsito na capital.

Fonte:   G1 MT