Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Quarta Feira 17 de Abril de 2024

Geral

Profissionais da educação de MT entram em greve por tempo indeterminado

GREVE | 27/05/2019 08h 34min

Foto: Tylcéia Tyza/TVCA

Os profissionais da educação de Mato Grosso entraram em greve, nesta segunda-feira (27), por tempo indeterminado. A greve foi aprovada em assembleia geral realizada no dia 20 de maio, em Cuiabá.

Um balanço da adesão ao movimento grevista ainda deve ser divulgado, segundo o presidente do Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT), Valdeir Pereira.

Entre as pautas de reivindicação está o chamamento de concursado para as vagas livre, cumprimento da Lei nº 510/2013 e oagamento dos restos a pagar da RGA de 2018 para assegurar Lei da Dobra do Poder de Compras dos profissionais da Educação.

"A política salarial dos educadores foi conquistada com muita luta, mas ainda não conseguimos mudar a realidade de sermos o pior salário entre as carreiras do executivo estadual", destacou o sindicato.

Ao todo, cerca de 40 mil profissionais devem parar as atividades. A rede possui mais de 390 mil estudantes.

"Nossa luta segue para mudar o que está ocorrendo no ano letivo de 2019, quando, em maio, a maioria das escolas ainda não tem seu quadro de pessoal completo para atendimento dos estudantes. Faltam professores e funcionários, isso sem contar outros direitos que são negados para os estudantes", completou o Sintep.

Fonte:   G1 MT