Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Geral

Projeto incentiva famílias a doar corpos para estudos na faculdade de medicina da UFMT

ESTUDOS | 02/11/2019 13h 11min

UFMT implanta projeto para incentivar doação de corpos para estudos de medicina — Foto: Reprodução/TVCA

Um projeto de extensão da faculdade de medicina da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) vai incentivar as famílias à doação voluntária de corpos. O objetivo é promover estudos que possam ajudar no diagnóstico e cura de doenças. O programa foi intitulado 'legado eterno'.

O artigo 14 da Lei 10.406 de janeiro de 2002 diz que, é válida a disposição gratuita do próprio corpo, no todo ou em parte, para depois da morte, com objetivo científico.

De acordo com o coordenador do projeto, o professor Flávio Silva Tampeline, há uma escassez de cadáveres para estudos nas universidades. Por isso, a ideia de incentivar que as pessoas façam doação voluntariamente.

 

“As aulas de anatomia, por exemplo, são ministradas com teoria e prática, e não é possível visualizar com perfeição todas as partes do corpo humano em modelos sintéticos que simulam o real", esclarece o professor.

 

Ainda segundo ele, além de fornecer material de estudos, o programa visa aproximar a UFMT da comunidade, com visitas de escolas do ensino fundamental e médio ao laboratório de anatomia.

 

Museu do corpo humano

 

O projeto também estuda a criação de museu do corpo humano em Mato Grosso. O local seria aberto para toda comunidade, com a exposição de modelos sintéticos, incluindo mesas anatômicas, softwares de realidade virtual e cadáveres, para melhor entendimento das características humanas.

Para demonstrar o interesse em participar do programa de doação de corpos, é necessário preencher formulários e reconhecê-los em cartório, com assinatura de duas testemunhas. No site da UFMT também serão disponibilizadas informações e respostas a dúvidas relacionadas ao processo de doação.

Fonte:   G1 MT