Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Geral

Secretaria de Saúde descarta mais um caso suspeito de coronavírus em MT e outros seis ainda são investigados

CORONAVÍRUS | 06/03/2020 19h 37min

Amostras desses casos passarão pela análise do Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen) — Foto: Tchélo Figueiredo/SES-MT

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) descartou mais uma suspeita de coronavírus em Cuiabá. O caso descartado apresentou resultado positivo para Influenza B. Atualmente, o Estado considera seis casos suspeitos do novo vírus.

Após o descarte de um possível caso em Cuiabá, houve a notificação de outra suspeita na capital. Por isso, o número de suspeitos não sofreu alteração.

De acordo com a Nota Técnica divulgada nesta sexta-feira (6), as suspeitas do Covid-19 em Mato Grosso estão em Glória D’Oeste (2), Alto Taquari (1), Sorriso (1) e Cuiabá (2). Os pacientes apresentam sintomas relativos à doença respiratória e possuem histórico de viagem para países onde há a circulação do novo vírus.

Até agora, no total, 11 casos foram acompanhados pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde Estadual (COE). Destas, quatro ocorrências foram excluídas por não apresentarem critérios de definição, uma foi descartada e seis estão sob investigação.

De acordo com a SES, os casos que tiveram seus exames processados pelo Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (Lacen) e obtiveram resultados suspeitos se encontram em laboratório de referência nacional para testagem.

Os dados nacionais estão sendo atualizados pelo sistema do Ministério da Saúde que, até o momento, contabiliza seis casos suspeitos e um descartado para Covid-19 em Mato Grosso, 768 suspeitas no Brasil e 13 confirmações em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e Espírito Santo.

Recomendações

Os sites da SES e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo coronavírus. A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo coronavírus. Entre as medidas estão:

 

  • Evitar contato próximo com pessoas que sofrem de infecções respiratórias agudas;
  • Realizar lavagem frequente das mãos, especialmente após contato direto com pessoas doentes ou com o meio ambiente;
  • Utilizar lenço descartável para higiene nasal;
  • Cobrir nariz e boca quando espirrar ou tossir;
  • Evitar tocar mucosas de olhos, nariz e boca;
  • Higienizar as mãos após tossir ou espirrar;
  • Não compartilhar objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas;
  • Manter os ambientes bem ventilados;
  • Evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas da doença;
  • Evitar contato próximo com animais selvagens e animais doentes em fazendas ou criações.
  • Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Fonte:   G1 MT