Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Geral

Sefaz e Faculdade LaSalle avaliam parceria para atendimento ao cidadão

TROCA DE EXPERIÊNCIAS | 19/03/2019 09h 03min

Foto: Flavio Costa/Sefaz-MT

Representantes da Secretaria Adjunta de Relacionamento com o Contribuinte/SARC, da Secretaria de Fazenda e da Faculdade LaSalle, de Lucas do Rio Verde se reuniram esta semana, em Cuiabá, para discutir a possibilidade de parceria.  A proposta da parceria é ampliar os canais de atendimento ao cidadão e promover a educação fiscal junto à comunidade, por meio de cooperação entre a Sefaz e o Núcleo de Apoio Fiscal (NAF) já instituído pelo grupo La Salle e Receita Federal. 

O objetivo é incluir alguns produtos relativos à Secretaria de Fazenda, como emissão de CND e guia de IPVA.  Os alunos do curso de Ciências Contábeis, mediante supervisão de professores, prestariam atendimento às pessoas físicas e jurídicas de menor poder aquisitivo, oferecendo serviços simples e orientações contábeis referentes à legislação estadual. Nesse sentido, a Sefaz contribuiria com o processo, oferecendo cursos e palestras aos acadêmicos.

Atualmente, o NAF/LaSalle já presta, de forma gratuita, atendimentos à sociedade referentes a produtos da Receita Federal, como esclarecimentos ao cidadão a respeito de Declaração de Imposto de Renda e informações sobre o Microempreendedor Individual.  Pretende-se com isso, a aproximação do Estado ao cidadão, possibilitando a disseminação de conhecimento por meio de uma instituição de Ensino.

A ideia apresentada deverá ser avaliada e discutida pela SARC, a fim de verificar a necessidade e o cabimento de Termo de Cooperação para a viabilização da parceria.  Destaca-se que a proposta pretende ampliar os canais de atendimento, uma vez que tais serviços já são prestados pelas Agências Fazendárias e Unidade de Serviços conveniadas.

Participaram da reunião, o Superintendente de Execução do Atendimento Tiago Souza Soares, a Superintendente de Assistência e Suporte ao Contribuinte Cristiane Oldoni, o Coordenador de Promoção da Educação e Cidadania Fiscal José Humberto Oliveira de Holanda, os servidores Carlos Eduardo Predebon e Isabela Almeida, o Diretor Administrativo da Faculdade LaSalle Paulo Foletto e a Coordenadora do curso de Ciências Contábeis Fabiane Popik.

Fonte:   Flavio Costa/Sefaz-MT