Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Geral

Sete presos de cadeia onde morto por Covid-19 cumpria pena em MT estão infectados

COVID-19 | 29/05/2020 09h 56min

Cadeia Pública de Alta Floresta tem presos e policiais infectados pelo novo coronavírus — Foto: Sejudh/MT

Os exames de sete presos da Cadeia Pública de Alta Floresta, a 800 km de Cuiabá, deram positivo para Covid-19. Cinco apresentam sintomas leves e estão isolados dos demais, dentro da própria unidade, e dois estão hospitalizados em uma unidade de saúde pública do município.

Outro preso da cadeia pública morreu em decorrência da doença no dia 20 deste mês. Antônio Machado Jesus, de 76 anos, sofria de doença pulmonar crônica e hipertensão há alguns anos e era acompanhado pela equipe médica da unidade prisional.

A Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp-MT) informou que realizou outros testes nos detentos da unidade prisional, no sábado (23), e aguarda resultado dos exames para saber se houve contaminação aos demais.

Segundo a secretaria, uma nova enfermaria será instalada na unidade nesta sexta-feira (29) e uma enfermeira será removida para ficar por 30 dias em Alta Floresta.

No município, também ocorreu a contaminação pelo novo coronavírus em seis policiais penais. A Sesp-MT disse que três desses profissionais já estão curados e voltaram a trabalhar. Já os outros três estão em isolamento domiciliar.

 

EPI e testes rápidos

 

A Secretaria Adjunta de administração Penitenciária, por meio da Coordenadoria de Saúde, encaminhou Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para todas as 52 unidades penais de Mato Grosso.

Os equipamentos, segundo a Sesp-MT, foram adquiridos com doações do Poder Judiciário por meio do Conselho de Segurança de Execução Penal (Concep) e também com recursos do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

O Depen também fez compra de 1.500 testes rápidos para Covid-19 e será enviado para Mato Grosso para testar as cerca de 11,5 mil pessoas privadas de liberdade. Pelos protocolos de saúde, serão testados aqueles que apresentarem os sintomas.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT