Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Geral

Sindicato dos Médicos pede lockdown por causa de colapso na saúde e diz que medidas estão atrasadas em MT

LOCKDOWN | 22/03/2021 10h 39min

O Sindicato dos Médicos de Mato Grosso (Sindimed) pediu um posicionamento mais restritivo do governo e emitiu uma nota pedindo lockdown para conter a contaminação pela Covid-19. O sindicato cita o colapso na saúde e diz que medidas já deveriam ter sido tomadas há dias.

De acordo com o presidente do Sindimed, Adeíldo Lucena, os pacientes que, atualmente, necessitam de uma vaga em enfermaria ou em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI) se contaminaram há cerca de 10 a 25 dias. Dessa forma, a adoção de medidas mais severas estariam atrasadas.

"Estamos vivendo a segunda curva e o sistema já está colapsado. Medidas que já deveriam ter sido tomadas há muito tempo como a capacitação de profissionais da saúde, hospitais de campanha, expansão adequada dos leitos de UTI para atendimento de pacientes com Covid-19 e mais pontos de atendimento, não foram programadas e planejadas", diz.

O médico também explica que essas medidas mais restritivas seriam para interferir na cadeia de transmissão do vírus para aliviar os serviços de saúde, dando tempo de reestruturá-los e manter a assistência adequada à população.

"Temos que parar tudo para fazer aquilo que já deveria ter sido feito: reestruturar o sistema de saúde. Essas medidas não vão diminuir a necessidade de leitos hospitalares no momento, mas temos que nos programar para um futuro próximo, de 15, 21 ou 28 dias", afirma Adeíldo.

 

Hospitais lotados

 

Mato Grosso está com ocupação máxima dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para Covid-19 desde o dia 8 deste mês, quando a saúde no estado entrou em colapso.

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-MT) informou, nesse domingo (21), que 178 pessoas aguardam um leito pela rede do Sistema Único de Saúde (SUS).

A superlotação se estende também para os hospitais particulares. Pelo menos dois hospitais particulares de Cuiabá fecharam os prontos atendimentos por causa da procura de atendimento para Covid-19.

 

Suspensão de atendimentos

 

Seis Unidades de Pronto-Atendimento (UPAs) e policlínicas de Cuiabá estão com os atendimentos suspensos por terem atingido a sua capacidade máxima de lotação. A medida vale por tempo indeterminado.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as policlínicas dos bairros Verdão, Coxipó, Pedra 90 e no Planalto, e nas UPAs dos bairros Morada do Ouro e Pascoal Ramos não conseguem mais receber pacientes com Covid-19.

Até esse domingo (21), cinco já não estavam atendendo. Depois, a Policlínica do Planalto também suspendeu os atendimentos.

Segundo o município, em todas essas unidades, o atendimento está sendo priorizado para casos de urgência e emergência.

 

Covid-19 em MT

 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) notificou, até domingo (21), 286.693 casos confirmados da Covid-19 em Mato Grosso e 6.813 óbitos em decorrência da doença.

Entre casos confirmados, suspeitos e descartados para a Covid-19, há 493 internações em UTIs públicas e 565 enfermarias públicas. Isto é, a taxa de ocupação está em 98,83% para UTIs adulto e em 68% para enfermarias adulto.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT