Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Geral

Sorriso tem 2 casos suspeitos de dengue hemorrágica; bairros têm alto índice de infestação do Aedes aegypti

ALERTA | 25/01/2020 15h 03min

Foto: Portal Sorriso

Sinop tem liderado o número de casos notificados de dengue no estado, segundo levantamento da Secretaria Estadual de Saúde, mas em Sorriso a situação tem se agravado. No município há dois casos suspeitos de dengue hemorrágica. Segundo a Secretaria de Saúde, há diversos bairros com alto índice de infestação do mosquito Aedes Aegypti que transmite a dengue, Chikungunya e Zika.

De acordo com o secretário de Saúde e Saneamento, Luís, Fábio Marchioro, há dois pacientes internados no Hospital Regional de Sorriso com suspeita de dengue hemorrágica. Os exames ainda não foram concluídos.

Um morador do bairro Bom Jesus já está estabilizado e, em breve, deve receber alta médica. O morador do distrito de Boa Esperança chegou ontem à unidade médica. “Aguardaremos o exame para sabermos se é ou não caso grave de dengue. Vale ressaltar que cada morador deve fazer sua parte. Um dado triste para nós e que em dois bairros, onde eu fui pessoalmente juntar lixo e conversar com os moradores, há alto índice de infestação de dengue. No Jardim Cartolina há quase 10% de infestação e no Leonel Bedin, onde só há empresas, nesse ano está com 14% de infestação. O morador e proprietário precisa se conscientizar. Precisamos fazer a nossa parte”.

Os criadouros dentro de residências são os maiores locais de incidência do Aedes aegypti. Eles são os mais diversos, como vasos, pratos, frascos de plantas e bebedouros de animais, calhas, ralos, lajes e sanitários em desuso, caixas d'água destampadas, lixo, recipientes plásticos e garrafas e pneus, por exemplo. Os moradores, portanto, precisam evitar o acúmulo de água parada.

Neste sábado (25), um mutirão de limpeza e combate ao mosquito ocorre, especialmente, nos bairros Pinheiros II, Pinheiros III, Jardim Carolina e Taiamã, onde o índice de infestação do Aedes é de 10% enquanto o permitido pelo Ministério da Saúde é de 1%.

Estado de alerta

O prefeito de Sorriso, Ari Lafin, frisa que o calendário de coleta vem sendo executado desde 2017, e hoje está sendo feita uma operação específica envolvendo equipes de trabalho e a comunidade organizada.

“O quintal é o primeiro lugar onde deve ser vistoriado. Não deixe a água ficar empossada. Estamos trabalhando de forma incansável para o combate dessa doença perigosa. Existem casas onde o morador não abre o portão para o agente, e há quintais imundos e piscinas podres. Vamos pedir o apoio do Poder Judiciário para abrirmos determinados portões. Isso é uma vergonha, ter que entrar no quintal de um cidadão para limpar é caso de polícia”.

Fonte:   Portal Sorriso