Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Geral

Tiroteio deixa um morto e vários feridos em Utrecht, na Holanda, diz imprensa

MUNDO | 18/03/2019 10h 01min

Servicos de emergencia foram para a Praca 24 de Outubro em Utrecht, na Holanda, nesta segunda-feira (18) - Foto: Robin van Lonkhuijsen / ANP / AFP

Um homem fez disparos dentro de um bonde na cidade de Utrecht, na Holanda, deixando um morto e vários feridos na manhã desta segunda-feira (18), segundo a imprensa. A polícia afirma que o incidente pode ter motivação terrorista e busca o suspeito.

Os tiros ocorreram por volta das 10h45 (6h45 no horário de Brasília) na Praça 24 de Outubro, uma estação de bondes no centro da cidade. Testemunhas disseram que o suspeito deixou o local do crime de carro.

Uma grande operação policial está em andamento para encontrar o atirador. Os policiais cercaram um prédio na frente de onde foi encontrado o carro suspeito.

Sem dar muitos detalhes, a polícia divulgou a foto de homem que identificou como sendo o turco Gökmen Tanis, de 37 anos, que teria algum envolvimento com o incidente desta manhã. A polícia ainda não informou se há outros envolvidos na ação.

De acordo com o jornal "De Telegraaf", uma vítima foi coberta por um lençol branco no local, mas a polícia ainda não confirmou a morte.

Em entrevista coletiva, em Haia, Aalbersberg negou-se a comentar o número de feridos e qual é o estado de saúde deles.

Joost Lanshage, porta-voz da polícia na Holanda, afirmou que ninguém foi detido e uma investigação está em andamento.

A praça foi fechada e ambulâncias foram até o local. Três helicópteros foram acionados para dar socorro às vítimas.

Alerta máximo

 

O premiê holandês, Mark Rutte, disse estar preocupado e acionou o comitê de combate ao terrorismo após o incidente, de acordo com a Reuters.

Após o tiroteio, as autoridades elevaram o alerta para ataques terroristas para o nível máximo (5) em todo o país. A polícia também está em alerta em Amsterdã e Roterdã. A segurança nos aeroportos foi reforçada.

As escolas de Utrecht foram instruídas a fechar suas portas e a polícia aumentou a segurança nas infraestruturas vitais. As mesquitas foram esvaziadas.

A cidade de Utrecht tem mais de 300 mil habitantes e fica a cerca de 40 km da capital holandesa, Amsterdã.

Policial observa carros após tiros no centro de Utrecht, na Holanda — Foto: Piroschka van de Wouw/Reuters

Fonte:   G1