Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Geral

Tubulação do sistema de abastecimento de água terá equipamento eliminador de ar

SAAE | 16/03/2019 10h 48min

Foto: Ascom/Tarsila Borges

Os vereadores aprovaram e o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Lucas do Rio Verde, terá que instalar, um equipamento que elimina o ar da tubulação do sistema de abastecimento de água.

O Projeto de Lei n. 02/19 é de autoria do vereador Dr. Wagner Godoy (SD) e visa garantir mais transparência na cobrança e evitar que os usuários paguem a mais na conta de água, devido a presença de ar na tubulação.

Segundo Dr. Wagner Godoy, o equipamento, conhecido como ventosa, é instalado antes do hidrômetro. No caso das ligações de água já existentes, o custo de instalação será do proprietário.

"A instalação do equipamento é opcional. O que nós vimos nos municípios que já aprovaram a lei, é que houve uma redução de 20 a 30% na conta de água. É um valor significativo."

O vereador Gilson Baitaca (PSB), explicou que, como a água é bombeada por pressão, é compreensível a presença de ar na tubulação, principalmente, nas casas que possuem reservatório (caixa d'água).

Segundo ele, os bolsões de ar surgem e podem fazer girar o contador após um período de interrupção no fornecimento, quando o abastecimento é restabelecido.

"No momento em que falta água, vai consumindo aquela que está no reservatório. Portanto, a boia fica liberada. Quando volta a água, toda aquela pressão, o ar que está dentro do cano, tem que sair, fazendo girar o hidrômetro."

A aprovação do projeto também visa resolver uma reclamação constante, a dos moradores do Bairro Jaime Seiti Fujii, que reclamam do alto valor da conta de água.

No caso das novas ligações, o equipamento será incluído no kit, sem a cobrança adicional por parte do Saae.

O projeto contou com o voto favorável de todos os vereadores. A sessão foi realizada na última na quarta-feira (13).

Fonte:   Ascom/Marcello Paulino