Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Geral

Urgente: Prefeitura de São José do Rio Claro-MT, confirma primeiro caso suspeito de Coronavírus no município

CORONAVÍRUS | 14/03/2020 13h 20min

Na manhã desse sábado(14), a  Prefeitura de São José do Rio Claro-MT, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Saneamento (SESAS),emitiu uma nota oficial sobre a suspeita de um caso de Coronavírus (COVID 19) no município.

Segundo a nota trata-se de um homem de 42 anos, que veio recentemente dos Estados Unidos.

O homem procurou atendimento médico no Hospital Municipal de São José do Rio Claro-MT, na noite de sexta-feira (13), por volta das 21h55, por apresentar um quadro de febre, vômito e diarreia.

A equipe de plantão, de imediato niciou os procedimentos do protocolo estabelecido pela Secretaria de Estado de Saúde de Mato Grosso (SES-MT) em concordância com as normativas recomendatórias do Ministério da Saúde para casos suspeitos e contingenciamento do COVID-19.

O paciente, que já está internado no isolamento da unidade, está em observação e é avaliado constantemente pela equipe médica do hospital para confirmação ou descarte do caso, permanecendo em quarentena.

Amostras de sangue foram coletadas para a investigação de exames, como infecções.

Material extraido da secreção nasofaringe, será encaminhado para o Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso (LACEN-MT) para a análise.

Ainda segundo a nota todos os envolvidos, desde o paciente que permanece isolado, até mesmo os profissionais da unidade de saúde, estão utilizando os Equipamentos de Proteção Individuais (EPIs), que inclui gorro, máscara N95, óculos, capote, proteção para os pés e avental descartável, além de seguir todas as orientações de higiene para evitar quaisquer contágios.

O comunicado enfatiza que há controle sobre a situação. A Prefeitura diz ainda que o momento pede responsabilidade e cuidados, não pânico.

Portanto, recomenda que as pessoas procurem o Hospital apenas em caso de urgência ou emergência.

A Prefeitura Municipal de São José do Rio Claro, alerta ainda em relação às informações falsas que surgem também a todo instante. Antes de compartilhar qualquer notícia, busque a veracidade dos fatos junto aos órgãos oficiais.

 

RECOMENDAÇÕES

Os sites da SES-MT e do Ministério da Saúde dispõem de informações oficiais acerca do novo Coronavírus.

A orientação é de que não sejam divulgadas informações inverídicas, pois as notícias falsas causam pânico e atrapalham a condução dos trabalhos pelos serviços de saúde.

O Ministério da Saúde orienta os cuidados básicos para reduzir o risco geral de contrair ou transmitir infecções respiratórias agudas, incluindo o novo Coronavírus. Entre as medidas estão:

• Lavar as mãos frequentemente com água e sabão por pelo menos 20 segundos. Se não houver água e sabão, usar um desinfetante para as mãos à base de álcool;

• Evitar tocar nos olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas;

• Evitar contato próximo com pessoas doentes. Ficar em casa quando estiver doente;

• Cobrir boca e nariz ao tossir ou espirrar com um lenço de papel e jogar no lixo;

• Limpar e desinfetar objetos e superfícies tocados com frequência;

• Profissionais de saúde devem utilizar medidas de precaução padrão, de contato e de gotículas (máscara cirúrgica, luvas, avental não estéril e óculos de proteção).

Fonte:   Lucas Notícias