Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Geral

(VÍDEO) Macaco em perigo de extinção foge do fogo no interior de Mato Grosso

INCÊNDIO FLORESTAL | 17/09/2020 13h 44min

Foto: Reprodução

Um vídeo mostra um macaco-aranha, que está em perigo de extinção, fugindo da devastação do fogo nas margens rio Teles Pires, próximo a Sinop (a 478 km de Cuiabá). O vídeo foi gravado nesta semana por uma equipe do grupo de ecologia aplicada da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), explica o professor de ecologia Gustavo Canale, de 42 anos.

As imagens mostram o animal confuso com a fumaça. De acordo com professor, o macaco-aranha é uma das espécies de macacos mais ameaçadas no Brasil. Por este motivo, o animal se integra ao Plano de Ação Nacional para a Conservação dos Primatas Amazônicos, do Instituto Chico Mendes, que tem parceria com a UFMT.


Com as aulas presenciais suspensas, o grupo de ecologia segue com algumas vistorias em campo de ações que já haviam sido iniciadas. As vistorias realizadas agora visam monitorar a situação da fauna e flora tomada pelo fogo.

“As áreas que a gente sempre visitou para fazer trabalho de campo estão completamente incendiadas. Não fui pessoalmente, vou no final de semana. É uma equipe com nossos alunos e parceiros que viram que na área há muitos focos de incêndio de agosto para cá. Algumas áreas o fogo já passou e dizem que a gente consegue encontrar muitas carcaças de animais mortos”, conta.

O professor acrescenta que a comunidade acadêmica da UFMT e da Universidade Estadual de Mato Grosso (UNEMAT) está bem preocupada com a situação em Sinop, Alta Floresta - o norte de Mato Grosso como um todo. “Em função de toda a calamidade do Pantanal, que a gente compreende, e acha que é importante o combate de incêndio lá, temos receio que essa região fique um pouco esquecida. Ela também importante de ser reservada".

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   Olhar Direto