Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Policia

Agenciador de pescado ilegal durante a piracema é preso com 370 kg de pintado capturado no Pantanal de MT

PESCADO ILEGAL | 06/01/2020 11h 58min

Pescado foi apreendido e deve ser doado a instituições filantrópicas — Foto: Eliseu Isaias/ TVCA

A Polícia Militar Ambiental prendeu nesta segunda-feira (6) um homem com 370 quilos de pescado ilegal. Os peixes foram capturados na região de Barão do Melgaço, no Pantanal mato-grossense, e o suspeito foi preso quando chegava em Cuiabá-MT.

O homem, de 58 anos, foi encaminhado para a Delegacia Especializadas do Meio Ambiente (Dema).

Polícia diz que criminosos fomentam a pesca predatória — Foto:  Eliseu Isaias/ TVCA
Polícia diz que criminosos fomentam a pesca predatória — Foto: Eliseu Isaias/ TVCA

Segundo a PM, o suspeito é um dos maiores "agenciadores" de pescado ilegal da Baixada Cuiabana. Ele e outros traficantes de pescado não pescam diretamente no rio, mas adquirem o pescado ilegal dos pescadores ilegais para redistribuir e vender para o comércio.

"Eles agenciam todo esse ciclo da pesca predatória. Desde fornecer equipamentos de pesca predatória, rede, canoas, estrutura, para que esses pescadores, lá na ponta, retirem os peixes dos rios. Então, eles compram por um preço baixo e revendem por um preço bem mais alto e ganha essa diferença", disse o major Jean Holz.

Por causa da piracema, a polícia tem reforçado a fiscalização nos rios de Mato Grosso, principalmente no Pantanal.

Foram apreendidos 210 kg de pintado sem cabeça e 160 kg de filé de pintado.

O suspeito teve o carro apreendido.

O pescado apreendido passará por perícia. Se a Vigilância Sanitária avaliar que tem condições de consumo, os peixes serão doados para instituições filantrópicas e, caso não estiver, será incinerado.

Fonte:   G1