Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Policia

Aviões abatidos no espaço aéreo durante transporte de drogas e agrotóxicos vão ser usadas pela polícia em MT

AVIÕES PARA POLÍCIA | 03/09/2020 18h 13min

Aeronaves apreendidas com traficantes serão usadas pelo Ciopaer - Foto: Sesp-MT/Assessoria

Três aviões que foram abatidos no espaço aéreo mato-grossense com drogas estão sendo usados pelo Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), em ações policiais.

Também está em trâmite judicial o pedido de uso de um helicóptero que também foi apreendido em operações contra o tráfico internacional de drogas.

As aeronaves foram apreendidas em 2018. Ao todo, foram abatidas sete.

De acordo com a Secretaria Estadual de Segurança Pública, em pouco mais de sete meses de 2020, foram apreendidas quase duas toneladas de drogas em voos clandestinos que adentraram o território de Mato Grosso, o que resultou em prejuízo ao crime no valor de aproximadamente R$ 45 milhões.

A primeira apreensão de aeronave ocorreu em março, no município de Juscimeira.

Uma aeronave com mais de meia tonelada de droga pousou em uma fazenda e fez o descarregamento em uma área de plantação de eucaliptos.

Equipes das forças de segurança chegaram ao local e conseguiram apreender o avião modelo Baron B-58 PT-LJY. Na ação, o piloto foi preso.

A última apreensão foi realizada no dia 2 de agosto, em Rondonópolis. A aeronave estava com 487 kg de drogas. Outro helicóptero foi apreendido em Coxim (MS).

Participaram da ação as unidades do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Grupo Especial de Segurança na Fronteira (Gefron), Polícia Civil e Polícia Federal.

Mato Grosso tem uma extensão de 983 quilômetros de fronteira, seca e alagada, com a Bolívia. E neste percurso há inúmeras tentativas de tráfico de drogas por terra e pelo ar

Após a apreensão da aeronave, é feita uma análise da documentação do bem, as condições técnicas e análise jurídica da apreensão. Com todas estas condições favoráveis, é elaborado um relatório e entregue na Vara da Justiça Federal, onde tramita o processo. Em seguida, o Ministério Público envia a manifestação.

Atualmente, o Ciopaer conta com seis aeronaves de asas fixas e três helicópteros.

No período de janeiro a 04 de agosto de 2020, foram apreendidas mais de 6,8 toneladas de drogas.

O total é 87% maior ao que foi apreendido no mesmo período do ano passado, quando somou mais de 3,6 toneladas.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT