Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Policia

Cargas de grãos são roubadas em trechos da BR-163 em MT

CARGAS DE GRÃO | 20/05/2019 11h 58min

Roubo de cargas preocupa produtores - Foto: TVCA/Reprodução

Os roubos de caminhões carregados com grãos têm sido constantes em vários trechos da BR-163, principal rota de escoamento da safra de grãos do estado. A Delegacia Especializada em Roubos e Furtos (Derf) de Sinop, a 503 km de Cuiabá, informou que também tem recebido várias reclamações de roubos em residências que ficam em propriedades rurais e de defensivos agrícolas armazenados em barracões.

Segundo o delegado Ugo Mendonça, pelo fato de Mato Grosso ser um estado produtor e estar em época de colheita, as quadrilhas começam a agir e descarregam a maioria dos produtos roubados no norte do estado.

“Atualmente tenho tido mais notícias de roubos e furtos de cargas em região de BR, justamente pela facilidade de abordagem dos motoristas nos pontos de parada, mas também há roubo de combustível. Uma quadrilha foi presa e outra já está sendo identificada”, disse.

O delegado alertou que os motoristas de caminhões fiquem atentos nas estradas e orienta que as empresas mudem o sistema de rastreamento dos caminhões, pois as quadrilhas possuem um aparelho que bloqueia o sinal e impossibilita o rastreamento dos veículos.

“Tem que ser visto algum outro tipo de tecnologia que possa ajudar nessa localização, em caso de subtração do veículo. O roubo e o furto de carga só existem por que existe o receptador. Infelizmente, eles estimulam esse tipo de crime, pois compram esses produtos sabendo que são produtos de origem criminosa”, pontuou.

 

Roubos em Sinop

 

Um levantamento da Secretaria Estadual de Segurança Pública (Sesp) apontou que 13 roubos e 30 furtos foram registrados na zona rural de Sinop, a 503 km de Cuiabá, de janeiro a abril deste ano. Os dados incluem crimes cometidos em vias públicas, residências, casas comerciais e propriedades agrícolas.

Para se proteger dos roubos e furtos, o produtor rural Invaldo Weis instalou câmeras de segurança na sede da fazenda e acompanha as imagens em tempo real pelo celular.

“Alguns amigos de municípios vizinhos já foram roubados, então resolvi investir em segurança. Prevenir não vai, mas é uma maneira de conseguir reconhecer alguém que estiver furtando alguma coisa da fazenda”, explicou.

Os equipamentos instalados monitoram a residência, a oficina, o tanque de combustível e o depósito de produtos agroquímicos.

Invaldo mora na região há mais de 20 anos e afirmou que essa é a primeira vez que ele precisa adotar uma medida de segurança para se proteger dos roubos e furtos.

Fonte:   G1 MT