Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Policia

Combate a incêndios no Pantanal é feito por terra, água e ar; fogo começou há 3 semanas

COMBATE A INCÊNDIOS | 13/08/2020 13h 27min

Pantanal está queimando há três semanas — Foto: Jeferson Prado

Há três semanas incêndios devastam o Pantanal, já são 185 mil hectares queimados. Em um voo de reconhecimento, os bombeiros identificaram outro incêndio nessa quarta-feira (12) e tiveram que intensificar o trabalho.

As faíscas voaram, atravessando uma pista, e o fogo chegou até outra área preservada que agora também está queimando. O Contra-almirante da Marinha Sérgio Gago Guida contou que o vento está levando o fogo para outras áreas.

“É feito um voo de reconhecimento e as equipes são infiltradas em função do local e da direção do vento. Para onde esse vento está levando o fogo. Então a nossa preocupação é sempre estar na frente do fogo de forma que possa se propagar menos”, afirma.

Focos de incêndio no Pantanal aumentam 248% em um ano

Focos de incêndio no Pantanal aumentam 248% em um ano

São 185 mil hectares de vegetação queimados nos municípios de Poconé e Barão de Melgaço. Não chove há mais de 80 dias na região e o esforço dos bombeiros é muito grande. Quando eles identificam pontos para retirar água, tem que mergulhar para colocar as mangueiras, o que é um risco por causa das cobras e jacarés.

Outro problema é o gado das fazendas que ficam assustados com o fogo e fogem das áreas de pasto.

Muitos animais entram no mato, não conseguem mais sair e morrem queimados. Havia uma previsão de combater o incêndio na região em 10 dias.

Os bombeiros já trabalham com a possibilidade de estender o prazo porque toda hora surgem novos focos de queimadas.

“Qualquer medida que houver necessidade de logística e houver pessoal, as agências farão essa demanda para atender tudo que for necessário pra combater e diminuir a área impactada dos incêndios no Pantanal Mato-grossense”, afirma o comandante do Corpo de Bombeiros, Alessandro Borges Ferreira.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   TV Centro América