Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Policia

Dados da Sesp apontam redução nos crimes de homicídio, roubo e furto em Mato Grosso

REDUÇÃO DE CRIMES | 24/09/2019 14h 18min

Foco das forças de segurança tem sido trabalhar em frentes ostensivas e repressivas para impedir o avanço da criminalidade - Foto por: Lenine Martins/Sesp-MT

Mato Grosso fechou os oito primeiros meses do ano com reduções nos principais índices criminais, relacionados a homicídios, roubos e furtos. Em todo o Estado, os crimes contra a vida reduziram em 12%, seguidos de diminuição em 24%, em roubos, e 11%, em casos de furtos. Os dados são da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp-MT), em comparação com o mesmo período de 2018.

De janeiro a agosto deste ano, foram registrados 523 homicídios. No mesmo período do ano passado foram 593 mortes. Já os registros de roubos (quando há ameaças ou violência) somaram 9.467 em 2019, enquanto no ano passado, ultrapassaram 12 mil ocorrências. Houve também 29.879 queixas de furtos neste ano e no mesmo período do ano passado foram 33.479 casos.

Uma das ações que impacta na prática de delitos criminais, segundo o secretário adjunto de Integração Operacional da Sesp, coronel PM Victor Paulo Fortes, é a constante ação integrada das forças de segurança em todo o Estado.

“Temos deflagrado operações não só nos municípios de Cuiabá e Várzea Grande, mas também em outras Regiões Integradas de Segurança Pública (Risp’s), que abrangem as 141 cidades. Nosso foco tem sido trabalhar em frentes ostensivas e repressivas para impedir o avanço da criminalidade”, ressalta.

Os crimes de roubos e furtos de veículos também apresentaram quedas. Os primeiros oito meses fecharam em reduções de 11% e 2%, respectivamente. Neste ano, 1.333 veículos foram roubados, já em 2018, foram 1.499. Em 2019, 1.628 veículos foram furtados, contra 1.658 casos em 2018.

Veículos recuperados

As ações repressivas das forças de segurança resultaram na recuperação/localização de 2.236 veículos no período de janeiro a agosto de 2019. O número de recuperações é 12% maior ao do ano passado, quando foram recuperados 1.994 veículos.

Fazem parte do sistema de segurança pública a Polícia Militar (PM-MT), Polícia Judiciária Civil (PJC-MT), Corpo de Bombeiros Militar (CBM-MT), Perícia Oficial e Identificação Técnica (Politec), Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT), Sistema Socioeducativo e Sistema Penitenciário.

Mato Grosso conta com 15 Risp’s, que são representados por cidades-polo, tais como Cuiabá, Várzea Grande, Sinop, Rondonópolis, Barra do Garças, Cáceres, Tangará da Serra, Juína, Alta Floresta, Vila Rica, Primavera do Leste, Pontes e Lacerda, Água Boa, Nova Mutum e Guarantã do Norte.

Fonte:   Sesp-MT