Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Policia

Incêndio no Parque de Chapada dos Guimarães (MT) que destruiu 11% da reserva é extinto após 9 dias

INCÊNDIO | 19/08/2019 14h 23min

Incêndio durou 9 dias no Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (MT) — Foto: Christian Berlinck

O incêndio florestal que atingiu o Parque Nacional de Chapada dos Guimarães (PNCG), a 65 km de Cuiabá, foi extingo oficialmente na noite desse domingo (18). O anúncio foi feito nesta segunda-feira (19).

Segundo o Instituto Chico Mendes da Conservação da Biodiversidade (ICMBio),o fogo tinha começado no dia 9 de agosto e destruiu cerca de 11% de toda área da unidade de conservação. Dois atrativos turísticos chegaram a ser fechados por conta do fogo e da fumaça.

Peritos do ICMBio realizarão a perícia do incêndio para identificar a origem e a causa do incêndio florestal.

O incêndio começou nas proximidades do distrito de Água Fria, zona rural de Chapada dos Guimarães.

No domingo o atrativo Vale do Rio Claro foi reaberto a visitação. A expectativa é de que nos próximos dias o atrativo Cidade de Pedra também seja reaberto.

Até a sexta-feira (16) aproximadamente 3,8 mil hectares queimaram no interior da unidade de conservação (11% de sua área total).

Apenas com o incêndio que atingiu o norte da unidade foram 3.550 hectares queimados. A área total atingida por este mesmo incêndio, dentro e fora do Parque Nacional, já ultrapassa 9,5 mil hectares.

Por questão de segurança, o atrativo Cidade de Pedras segue fechado à visitação.

Fonte:   G1 MT