Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Policia

Internos de 18 anos colocam fogo em quartos do socioeducativo por transferência para presídio em MT

SINOP | 24/01/2020 09h 48min

Foto: TVCA/Reprodução

Um grupo de internos do Centro Socioeducativo de Sinop (MT) provocaram dois incêndios em quartos, nessa quinta-feira (23), como forma de protesto para que sejam transferidos para o presídio Ferrugem, destinado a maiores de idade. Segundo a Polícia Militar, eles completaram 18 anos recentemente e afirmaram que não querem mais ficar no presídio destinado a adolescentes.

A primeira ocorrência foi registrada por volta das 10h30 [horário de Mato Grosso] e a segunda no período da tarde.

De acordo com a polícia, três internos foram os responsáveis por incentivar as ações e comandar o grupo que provocou o incêndio.

Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar chamas — Foto: TCVA/Reprodução

O capitão da PM, Rodrigo Varella, contou que a fumaça tomou conta do socioeducativo e o Corpo de Bombeiros foi acionado para controlar as chamas. Ninguém ficou ferido.

“Atearam fogo nos colchões. Os internos foram colocados na quadra até que o incêndio fosse controlado. Eles usaram fios de ventilador e instalações elétricas para provocar curto-circuito e conseguir colocar fogo na cela. Na segunda vez um deles assumiu a autoria e falou que não concorda em ficar no socioeducativo”, explicou.

Os internos cumprem medida socioeducativa pelos crimes cometidos quando eram menores de idade e as medidas tem prazo máximo de três anos. Eles podem ficar na unidade até completar 21 anos.

No entanto, por causa do incêndio, ficará à critério da polícia definir o crime praticado, dependendo do ato, eles podem ser transferidos ao Presídio de Ferrugem.

Socioeducativo funciona em um espaço improvisado, onde funcionava uma cadeira feminina — Foto: TVCA/Reprodução

 

Local improvisado

Atualmente, o socioeducativo funciona em um espaço improvisado, onde funcionava uma cadeira feminina. O espaço conta com 12 vagas para internação de menores infratores e há anos existe uma cobrança pela construção de um novo centro, com mais vagas.

Um espaço já foi definido para a construção da nova estrutura. Em dezembro, o promotor de justiça Nilton Padoan comentou sobre a previsão de construção do novo centro.

“O estado assinou alguns contratos para que sejam criados novos centros de internação. O contrato já foi assinado e já tem o dinheiro para pagar”, disse.

O governo informou que o socioeducativo seria fechado em dezembro, mas após a mobilização da sociedade, a Câmara Municipal destinou R$ 100 mil para a reforma do local e o engenheiro da prefeitura de Sinop é o responsável pelo projeto de reforma. A previsão é que a reforma seja concluída no fim deste mês.

A construção de uma nova unidade, segundo o estado, depende da contratação de uma empresa.

Fonte:   G1