Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Policia

Juiz decide soltar Fiscais da Vigilância Sanitária presos suspeitos de extorquir dono de peixaria em MT

SUSPEITA DE EXTORSÃO | 29/05/2019 20h 41min

Foto: Facebook/Reprodução

Durante audiência de custódia realizada nesta quarta-feira (29), o juiz decidiu soltar os fiscais da Vigilância Sanitária de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, que estavam presos suspeitos de extorquir o dono de uma peixaria e retirar alimentos do local.

Nelio Flores de Freitas, de 51 anos, e Erick William Pinto, de 37 anos, superintendente da Vigilância, foram presos na segunda-feira (27), após denúncia do proprietário da peixaria.

De acordo com a denúncia, os fiscais exigiam dinheiro para que o estabelecimento pudesse funcionar. Além de cobrar propina, os servidores também teriam retirado mercadorias do local.

Nélio chegou a interditar o estabelecimento no dia 17 de maio e afirmou ao proprietário que ele tinha uma dívida de R$ 12 mil. O empresário, então, decidiu procurar a sede da Vigilância Sanitária no dia 22 de maio.

O superintendente e o chefe de fiscalização, identificado como Lúcio, teriam dito ao empresário que ele poderia reabrir o estabelecimento caso pagasse propina no valor de R$ 4 mil.

No mesmo dia Nélio teria ido até a peixaria para retirar a interdição. Na ocasião, ele pegou 10 pacotes de quibe de peixe, dizendo que Erick teria mandado que o servidor pegasse o produto.

O fiscal teria dito que retornaria ao local na segunda-feira seguinte, para pegar o pagamento. Em troca, o servidor emitiria o alvará de funcionamento.

Após a denúncia do empresário, os policiais flagraram o momento em que Nelio cobrava o empresário.

 

O outro lado

 

A Prefeitura de Várzea Grande informou que demitiu Erick da função de superintendente da Vigilância Sanitária, e Nélio, que é servidor de carreira, foi afastado da função de fiscal.

Secretaria de Saúde do município determinou a abertura de um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) para apurar a conduta dos servidores.

Fonte:   G1 MT