Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Policia

Piloto de 77 anos disse à polícia que conseguiu fugir da Bolívia com avião após distração de criminosos

APÓS DISTRAÇÃO DOS BANDIDOS | 20/06/2019 15h 50min

Avião já está no aeroporto de Paranaíba (MS) de onde foi roubado. — Foto: Site Portal Destak Agora/Igor Lopes

O piloto de 77 anos que foi encontrado nesta quarta-feira (19) com o avião que teria sido roubado em um aeroporto de Paranaíba, região leste do estado, disse à polícia que conseguiu chegar até Cáceres (MT) após escapar dos criminosos. Segundo a polícia, o homem foi sequestrado junto com o avião na terça-feira (18) e usou a mesma aeronave para fugir.

De acordo com o depoimento a que o G1 teve acesso, a vítima disse que foi rendida por bandidos encapuzados que identificaram-se como integrantes de uma facção criminosa na terça-feira. Ele afirmou que foi obrigado a entrar dentro da própria casa e de lá, conduzido por eles ao aeroporto. No local, teria sido forçado a levar a aeronave modelo Cessna 182 Skylane para uma fazenda no Paraguai.

Em depoimento, ele declarou que os bandidos disseram que sabiam que ele tinha as chaves do hangar e que precisavam de um avião que tinha pousado na noite anterior.

Ainda conforme a polícia, o piloto contou que no dia do crime, por volta de 06h30 (horário de MS), decolou com destino no Paraguai, onde permaneceu o dia e a noite em propriedade rural. Na manhã do dia seguinte (19), por volta de 06h20, os dois suspeitos que o renderam e um terceiro homem de nacionalidade paraguaia, deixaram a fazenda no mesmo avião para uma outra propriedade na Bolívia. Segundo a vítima, por volta de 14h30, aproveitou uma distração dos suspeitos, conseguiu dar partida no avião e pousar às 17h15, em Cáceres.

Segundo a Polícia Civil, o caso foi repassado para a Polícia Federal que informou que o ouviu e o liberou. Nessa quinta, o piloto retornou com o avião para MS.

O G1 entrou em contato com a namorada do piloto que informou que ele já se encontra na cidade e, antes de falar com a imprensa, pretende descansar: "Ele precisa tomar um banho, dormir um pouco e comer algo, depois poderá falar".

 

Entenda o caso

 

Um avião modelo Cessna 182 Skylane foi roubado na manhã de terça-feira (18) do aeroporto municipal de Paranaíba. De acordo com assessoria da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, foi feito refém e levado junto com a aeronave. Uma equipe de perícia esteve no aeroporto da cidade colhendo dados.

Segundo a Polícia Militar, o guarda relatou que dois homens encapuzados chegaram ao local e disseram informações pessoais suas, perguntando se ele preferia que procurassem sua família caso não colaborasse. Um dos homens estava bastante agressivo, segundo a testemunha.

Policiais estiveram no aeroporto municipal de Paranaíba (MS) após roubo de aeronave e sequestro de piloto. — Foto: Site Interativo MS/Pablo Nogueira

Um dos homens, segundo o vigilante, teria lhe dito que estava lá para roubar o avião de um empresário e que ele não se preocupasse porque o piloto já estava sendo rendido. Ele foi amarrado e colocado dentro do banheiro do aeroporto, de onde viu uma caminhonete chegando com dois ocupantes, sendo um deles o piloto de acordo com a polícia. Depois que ouviu o avião decolar, a testemunha conseguiu soltar-se e escapar. A caminhonete, abandonada no local, foi periciada. O vigilante avisou o empresário, que comunicou a polícia.

Fonte:   G1 MT