Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Terça Feira 23 de Abril de 2024

Policia

PM desocupa área e derruba barracos no interior de MT

DESOCUPAÇÃO | 11/01/2021 16h 54min

Foto: Reprodução

Com tratores e carretas, uma equipe de 32 policiais militares demoliu barracos de madeira durante uma ação de reintegração de posse na Gleba Mestre I, em Jaciara-MT (213 km de Cuiabá), na manhã desta segunda-feira (11).

 

Desde 2014, mais de 140 famílias vivem no local, com área de 478 hectares. Conforme decisão do Tribunal de Justiça, a reintegração da terra é em favor da Usina Porto Seguro.

 

Um vídeo feito pelos assentados mostra o maquinário derrubando um dos barracos.

  

Em outra gravação aparece um colchão na terra junto com sacos de grãos de milho plantados no local. A moradora que narra o vídeo diz que os militares teriam derrubado o milho no chão.

 

O Fórum de Direitos Humanos e da Terra (FDHT) acusa os policiais de destruírem as casas sem apresentar ordem judicial.

 

De acordo com o Fórum, a área ocupada pelas famílias pertence à União e o grupo luta para ser assentado há 18 anos. No local, os moradores fizeram plantações diversas e criam animais.

 

“Por pertencer à União a área da Gleba Mestre I desde 2004 possui projeto de assentamento, conforme portaria INCRA/SR-13/N 009/04 de 29/03/2004, sendo a mesma retificada em 29/01/2019, com capacidade de atender 198 unidades agrícolas familiares”, afirmou o FDHT por meio de nota.

 

A Polícia Militar informou, por meio de nota, que estava cumprindo o mandado judicial e dando apoio aos oficiais de Justiça.

 

Disse ainda que não houve destruição, mas demolição como ordenava a decisão do TJ. E aqueles que foram demolidos já estavam desocupados.

 

Leia a nota na íntegra:

 

A Polícia Militar informa que atua com 32 policiais em apoio e na segurança dos oficiais de justiça designados para cumprimento do mandado. E que não há destruição, mas demolições, conforme decisão judicial. Os barracos demolidos são os que já estavam desocupados no momento em que a ação se iniciou. Naqueles em que há pessoas os oficiais e policiais aguardam a retiradas dos pertences para cumprimento da decisão da Justiça.

 

O cumprimento do mandado de desocupação ainda conta com o suporte de cinco carretas e 21 trabalhadores braçais para ajudar na mudança e transporte dos pertences das famílias.

 

Veja o vídeo:

Fonte:   Mídia News