Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 29 de Março de 2024

Policia

Polícia diz que 20 ladrões participaram de roubo e levaram todo dinheiro de cofres e caixas de 2 agências em MT

ROUBO | 05/06/2021 13h 50min

Imagens mostram moradores feitos de reféns de assaltantes e em cima de caminhonetes em Nova Bandeirantes — Foto: Divulgação

Aproximadamente 20 assaltantes estão envolvidos no ataque a duas agências bancárias na sexta-feira (4) em Nova Bandeirantes, cidade de 20 mil habitantes localizada a 997 km de Cuiabá no extremo norte do estado, próxima à divisa com Amazonas e Pará.

Uma força-tarefa composta por 120 policiais, entre Batalhão de Operações Especiais (Bope) e oficiais de grupos especializados, faz buscas neste sábado (5) pela quadrilha.

De acordo com a Polícia Civil, eles roubaram três veículos para praticar os assaltos. A quadrilha usou armas de grosso calibre como fuzis .30, espingarda calibre 12 e pistolas.

Equipes da Polícia Civil e da Polícia Militar da Alta Floresta, Nova Monte Verde, Paranaíta, Juína e da Gerência de Combate ao Crime Organizado (GCCO), Gerência de Operações Especiais (GOE), Ciopaer estão na região em busca dos suspeitos.

 

O assalto

 

Segundo a informações da gerente da cooperativa, por volta de 10h40, cerca de três criminosos entraram na agência e outros três ficaram do lado de fora. Eles ameaçaram as vítimas rendendo todos que estavam no local, inclusive o segurança armado.

Os suspeitos fizeram vários disparos dentro e fora da agência. Dois assaltantes acompanharam a abertura do cofre central e retiraram todo o dinheiro, sendo também realizada a abertura dos caixas eletrônicos.

O guarda de segurança e outras pessoas foram feitas reféns formando o ‘escudo-humano’, caracterizando a modalidade de roubo novo cangaço. O guarda foi levado pelos criminosos até a segunda agência onde era realizado outro roubo pelo mesmo grupo criminoso.

Nessa agência, os criminosos agiram da mesma forma, com a atuação de aproximadamente seis criminosos, três que entraram na agência e outros três que ficaram aguardando do lado de fora.

Segundo as informações, os suspeitos chegaram em três veículos e dispararam nas portas de vidro da agência, anunciaram o assalto e perguntaram pelo gerente.

Na frente da agência, os criminosos formaram o escudo humano para aguardar o tempo de 15 minutos que o gerente disse ser necessário para abertura do cofre.

Dois veículos foram roubados pelos criminosos logo após o roubo ao banco. Uma vítima foi levada pelos criminosos até uma ponte, onde foi liberada e os suspeitos colocaram fogo em uma caminhonete.

Outra camionete foi incendiada nessa mesma região, um pouco mais a frente, já na saída para o Distrito de Japuranã.

Os criminosos realizaram vários disparos por toda cidade e após o roubo seguiram sentido ao distrito de Japuranã. Duas pessoas foram baleadas durante o assalto, mas sem gravidade. Foram levadas ao Hospital Regional de Alta Floresta e já foram liberadas.

O prefeito de Nova Bandeirantes, César Augusto Perigo (MDB), disse ao G1 que nunca havia ocorrido um assalto no estilo Novo Cangaço na cidade.

“Nunca vimos isso por aqui. Já houve o registro de um furto há algum tempo, quando entraram em um banco durante a noite e explodiram o caixa eletrônico. Um caso com extrema violência, como o que vimos nesta sexta-feira, nunca aconteceu na cidade”, disse ele.

Aeronave do Ciopaer ajuda nas buscas na mata por assaltantes em Nova Bandeirantes — Foto: Ciopaer

Aeronave do Ciopaer ajuda nas buscas na mata por assaltantes em Nova Bandeirantes — Foto: Ciopaer

De acordo com a Polícia Militar, mais de 30 pessoas foram feitas reféns por 10 homens armados e que estavam usando roupas camufladas. Alguns moradores foram colocados nas carrocerias das caminhonetes usadas pela quadrilha.

Criminosos agem no estilo Novo Cangaço em Nova Bandeirantes

Criminosos agem no estilo Novo Cangaço em Nova Bandeirantes

Ainda segundo o prefeito, o município, que tem 21 mil habitantes, conta com a segurança de seis policiais militares e três policiais civis.

Ele contou que durante o assalto, foram disparados tiros em prédios públicos que ficam ao lado das agências bancárias que foram invadidas. “Atiraram na prefeitura e eu estava lá dentro”, disse.

Ciopaer faz buscas por criminosos que assaltaram agências em MT

Ciopaer faz buscas por criminosos que assaltaram agências em MT

No assalto, ao estilo Novo Cangaço, os criminosos renderam clientes e funcionários, utilizando-os como escudo humano em frente à duas agências de crédito.

Neste tipo de crime, os grupos armados costumam atacar os bancos no período noturno, mas, desta vez, o crime aconteceu durante o dia.

Aeronave do Ciopaer ajuda nas buscas por assaltantes em Nova Bandeirantes e polícia faz barreiras — Foto: Ciopaer

Aeronave do Ciopaer ajuda nas buscas por assaltantes em Nova Bandeirantes e polícia faz barreiras — Foto: Ciopaer

Em nota, a Sicredi informou que foram levados valores, mas sem detalhar a quantia total. Segundo a rede de crédito um vigilante da unidade também foi levado refém pelos assaltantes, mas acabou liberado.

Em função do assalto, ainda de acordo com a Sicredi, o prédio ficou danificado e permanecerá fechado até que os reparos sejam feitos. A data de reabertura ainda será comunicada.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular. 

Fonte:   G1 MT