Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Policia

Polícia faz operação que apura incêndios criminosos no Pantanal de MT e na Baixada Cuiabana

INCÊNDIOS CRIMINOSOS | 18/12/2020 08h 58min

Incêndio no Pantanal — Foto: JN

A Polícia Civil de Mato Grosso, por meio da atuação da Delegacia Especializada de Meio Ambiente (DEMA) realiza nesta sexta-feira (18) a Operação Abuterum, que apura incêndios ilegais especialmente nas regiões do Pantanal Norte e Baixada Cuiabana.

A operação tem apoio do Corpo de Bombeiros, Politec e Batalhão Ambiental.

A investigação tem o acompanhamento do Ministério Público Estadual e é relacionada a delitos ocorridos nas regiões.

Estão sendo cumpridos pelas equipes da Dema mandados de buscas e apreensão em propriedade rurais e residência. As ordens judiciais foram expedidas pelo juiz da Vara Especializada do Meio Ambiente, Rodrigo Curvo.

Além dos mandados de buscas, também estão sendo realizadas perícias complementares, bem como a requisição de documentos a uma concessionária de serviço público. A documentação deve ser fornecida no prazo de cinco dias, sob pena de responsabilidades pertinentes.

O nome 'abuterum' vem do latim e significa 'você abusa'.

 

Incêndios

 

Patrimônio natural da humanidade, o Pantanal perdeu mais de 4 milhões de hectares em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, sendo 29% da área total. Um número recorde que causou preocupação. Os incêndios ocorreram entre julho e outubro.

Um levantamento feito pelo Instituto Centro de Vida (ICV) aponta que 33,1 mil focos de calor registrados em Mato Grosso neste ano ocorreram no período proibitivo de queimadas – de julho a setembro –, o que representa 83% do total de registros.

Dados do Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) mostram ainda que registros de chuva no bioma tiveram uma redução de 50% em relação à média histórica. Um dos principais indicadores da forte estiagem é o rio Paraguai, que atingiu o nível mais baixo desde os anos 1960.

O Instituto acredita que a propagação do fogo no estado pode ter origem no uso do fogo para fins agropecuários, quando é utilizado para limpeza ou renovação da pastagem do gado.

 

Receba as informações do Site Lucas Notícias através do whatsapp:
Clique aqui para receber as notícias no seu celular.

Fonte:   G1 MT