Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Policia

Polícia prende mais um e diz que piloto de avião que alegou sequestro entrou em contradição

ROTA CAIPIRA | 27/06/2019 17h 45min

Foto: Polícia Civil/Divulgação

A Polícia Civil prendeu mais um homem nesta quinta-feira (27) durante o cumprimento de 5 mandados de busca e apreensão em residências, hangares, e uma fazenda em Paranaíba, região leste do estado, durante operação Ícaro que prendeu um vigia do aeroporto do município e o piloto que alegou ter sido sequestrado com um avião e levado para o Paraguai e Bolívia, no dia 18 junho.

Na casa do terceiro detido, a polícia encontrou armas de uso restrito e com porte vencido. De acordo com as investigações, ele tem passagem por associação de tráfico de entorpecentes e vendia combustível sem licença. O homem será autuado por crime ambiental e do consumidor.

O piloto de 77 anos, que alegou ter siso sequestrado em Paranaíba, além do funcionário da prefeitura, de 52 anos, também foram presos nesta quinta-feira. A delegada Ana Cláudia Medina, responsável pela operação, disse que foi decretada a prisão temporária dos envolvidos, de 5 dias, após análise de imagens, dados e a rota de voo.

 

Contradições

A Delegacia Especializada de Combate ao Crime Organizado (DECO) está desde segunda-feira (24) em Paranaíba com trabalhos que objetivam reproduzir as versões apresentadas pelo vigia e piloto. Os policiais também ouviram testemunhas.

O equipamento de GPS do avião confirma rota parecida apresentada pelo piloto, saindo do Brasil, passando por Paraguai e Bolívia. Porém, de acordo com a polícia, existem contradições. Uma delas é que os dois apresentaram versões diferentes das imagens colhidas pelo sistema de câmeras do hangar.

Outro detalhe que causou estranheza entre os policiais é o fato do funcionário público dizer que foi trancado pelos bandidos no banheiro, mas em outra parte do depoimento ele apontou outro local usado pelos criminosos para mantê-lo preso.

 

Vítima alega que foi rendida por bandidos encapuzados que se identificaram como integrantes de facção

Segundo o depoimento, a vítima disse que foi rendida por bandidos encapuzados que identificaram-se como integrantes de uma facção criminosa. Ele afirmou que foi obrigado a entrar na própria casa e, de lá, conduzido por eles até o aeroporto. No local, teria sido forçado a levar a aeronave modelo Cessna 182 Skylane para uma fazenda no Paraguai.

Ele declarou ainda que os bandidos disseram saber sobre as chaves do hangar e que precisariam de um avião que tinha pousado na noite do dia 17 de junho. Ainda conforme a polícia, o piloto contou que, no dia do crime, por volta de 06h30 (de MS), decolou com destino ao Paraguai, onde permaneceu o dia inteiro em uma propriedade rural.

Na manhã do dia seguinte, por volta de 06h20, dois suspeitos que o renderam e um terceiro homem de nacionalidade paraguaia, foram no mesmo avião para uma propriedade na Bolívia. Segundo a vítima, por volta de 14h30, ele aproveitou a distração dos suspeitos e conseguiu fugir com aeronave até Cáceres onde pousou às 17h15.

 

Entenda o caso

Um avião modelo Cessna 182 Skylane foi roubado do aeroporto municipal de ParanaíbaDe acordo com assessoria da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul, o piloto foi feito refém e levado junto com a aeronave. Uma equipe de perícia esteve no aeroporto da cidade colhendo dados.

Segundo a polícia, a aeronave foi encontrada na última no dia 19 de junho, após a vítima conseguir escapar dos criminosos e chegar até Cáceres. Conforme a investigação, o caso foi repassado para a Polícia Federal que o ouviu e liberou em seguida.

Fonte:   Campo Grande News