Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Policia

Ponte de acesso a 5 aldeias indígenas é queimada em MT

PONTE QUEIMADA | 17/09/2019 17h 56min

Fogo destruiu ponte de acesso a aldeias — Foto: Arquivo pessoal

Uma ponte na estrada de acesso a cinco aldeias indígenas foi incendiada na madrugada da última quinta-feira (12) em Santo Antônio do Leste, a 379 km de Cuiabá. A estrutura fica na Reserva Indígena Ubawawe sobre o Córrego Soberbo, a 30 km da área urbana do município e a 23 km das aldeias.

Segundo um morador da região, os índios estão isolados sem conseguir acesso à cidade. Para ele, há evidências de que o incêndio seria criminoso, pois ocorreu durante a madrugada e não tinha vestígios do que poderia ter começado naturalmente ou acidente provocado por material incinerador.

Ele contou que o incêndio foi apagado na quinta-feira por uma equipe da prefeitura que esteve no local. A comunidade indígena é formada por cinco aldeias e a ponte era o único acesso dos índios com a cidade e que usam os serviço públicos do município diariamente.

O morador que não quis se identificar contou que devido à destruição da ponte os serviços na aldeia foram comprometidos. As ambulâncias e os ônibus escolares têm que passar em outra rota e às vezes não é disponibilizado transporte por causa da distância e também os índios caso precisem, não conseguem chegar até a cidade.

O morador disse que uma equipe formada por um engenheiro civil e arquiteto estiveram no local nesta terça-feira (17) para avaliar a estrutura e construir uma nova, pois a comunidade indígena estaria isolada.

As aldeias têm cerca de 400 índios da etnia xavante. A Reserva Indígena Ubawawe tem 52 mil hectares de área.

Fiscalização

 

No dias 28 e 29 de agosto foi feita uma operação pelos fiscais do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Renováveis (Ibama). Os índios Ubawawe denunciaram uma invasão na terra deles.

Fonte:   G1 MT