Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Policia

Quatro pessoas são presas por extração ilegal de madeira em Terra Indígena de MT

EXTRAÇÃO DE MADEIRA | 10/04/2019 16h 02min

Toras de Pau-brasil extraídas de terra indígena em MT — Foto: Polícia Federal

Quatro suspeitos foram presos, pela Polícia Federal, na sexta-feira (5), na região norte de Mato Grosso. De acordo com a Fundação Nacional do Índio (Funai), eles estariam extraindo madeira, ilegalmente, da terra indígena Urubu Branco.

O grupo estava com acampamento instalando dentro da área, que está localizada entre os municípios de Confresa, Luciara e Porto Alegre do Norte.

Os policiais também apreenderam toras de Pau-brasil, recém-cortadas, e quatro motosserras próximo ao acampamento dos suspeitos.

A terra indígena Urubu Branco, homologada por Decreto Presidencial de 08 de setembro de 1998, é destinada ao usufruto exclusivo do povo Tapirapé.

Depois de várias denúncias de crime ambiental feitas pelos índios, a Funai solicitou a presença da polícia na área.

Agentes da Funai continuam no local e, de acordo com a Coordenadora Geral de Monitoramento Territorial (CGMT), Andréa Martucelli, algumas ações já estão sendo realizadas, com o intuito de combater atos ilícitos dentro da terra indígena.

Os suspeitos, a madeira e as motosserras foram encaminhados para a delegacia.

Fonte:   G1 MT