Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Terça Feira 16 de Abril de 2024

Policia

Sem juiz e delegado, polícia diz ter dificuldade para investigar três mortes em Colniza-MT

INVESTIGAÇÃO | 06/01/2020 12h 07min

Três jovens foram mortos e duas pessoas ficaram feridas em suposta disputa por tráfico em Colniza (MT) — Foto: Polícia Civil de Colniza-MT

 

 

A Polícia Civil afirmou que está com dificuldades para investigar o caso dos três jovens assassinados na noite de sexta-feira (3) em Colniza-MT, a 1.065 km de Cuiabá. Entre os problemas, está a falta de efetivo. A cidade não tem juiz e delegado.

De acordo com informações das Polícias Militar e Civil, os crimes ocorreram em duas casas na região central da cidade. Além dos assassinatos, outros dois jovens ficaram feridos e estão internados.

Três das vítimas foram identificadas como Mateus, de 23 anos, Ronei Vitorino da Silva, de 25, e Adenilson Figueiredo Magalhães, de 23 anos.

Até a manhã desta segunda-feira (6) nenhum suspeito do crime havia sido preso.

A diretoria da Polícia Civil informou que está tratando com o governo uma solução para resolver a questão do efetivo, mas que tem buscado atender os municípios, sem deixar de prestar os serviços necessários à população.

Já a Poder Judiciário disse que nesse período de recesso, os casos urgentes são atendidos por juízes plantonistas e reconheceu que atualmente há um déficit de 30 juízes no estado.

Um concurso público deve ser realizado para o preenchimento de nove vagas.

 

Chacina em Colniza, em 2017, deixou nove mortos — Foto: Reprodução/TVCA
Chacina em Colniza, em 2017, deixou nove mortos — Foto: Reprodução/TVCA

A região é conhecida pela população por ser uma 'terra sem lei'. Em 2017, nove pessoas foram assassinadas em uma chacina. No mesmo ano, o prefeito de Colniza também foi assassinado.

 

Ex-prefeito de Colniza, Esvandir Mendes, conhecido como Vando Colnizatur, tinha 61 anos — Foto: Arquivo Pessoal
Ex-prefeito de Colniza, Esvandir Mendes, conhecido como Vando Colnizatur, tinha 61 anos — Foto: Arquivo Pessoal

O município de Colniza já foi considerado o mais violento do país em 2007, segundo levantamento do Mapa da Violência.

Em janeiro de 2019 o município registrou mais um caso violento: nove pessoas foram baleadas na Fazenda Agropecuária Bauru (Magali) em um suposto confronto entre posseiros e seguranças.

À época, quatro seguranças da fazenda acabaram presos, mas logo depois foram soltos.

A representante da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Inaita Gomes Arnhold, ressaltou que sem juiz e sem delegado na cidade, a sensação de impunidade aumenta e favorece o cometimento de crimes mais graves.

 

Três jovens foram mortos e duas pessoas ficaram feridas em suposta disputa por tráfico em Colniza (MT) — Foto: Polícia Civil de Colniza (MT)
Três jovens foram mortos e duas pessoas ficaram feridas em suposta disputa por tráfico em Colniza (MT) — Foto: Polícia Civil de Colniza (MT)

 

Os assassinatos

Segundo a polícia, a suspeita é que os crimes registrados no fim de semana ocorreram em uma suposta disputa pelo controle do tráfico de drogas em Colniza.

Essa é a principal linha de investigação dos policiais. Armas e porções de droga foram encontradas nos dois locais dos assassinatos.

O primeiro crime ocorreu por volta de 18h30 (horário de Mato Grosso) e os demais cerca de uma hora depois. De acordo com a PM, moradores denunciaram que ouviram disparos em uma casa Rua das Mangueiras, no Centro da cidade.

Nesse local os policiais encontraram Mateus sentado no sofá da sala. Ele havia sido baleado e degolado por criminosos. A polícia encontrou uma pistola na cintura dele. Na cozinha a PM encontrou Ronei. Ele estava caído e apresentava ter sido baleado e esfaqueado.

Uma terceira pessoa havia se trancado no banheiro. Ele estava com um corte no pescoço e foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).

Em outra casa, também na área central da cidade, foi encontrado o corpo de Júlio Amorim dos Santos, 23 anos.

Vizinhos disseram aos policiais que vários homens chegaram em motocicletas e entraram na residência. Logo em seguida os disparos foram feitos e eles fugiram na sequência.

Uma quarta vítima estava na casa e conseguiu pular o muro pelos fundos. Essa pessoa também teria sido baleada e pediu socorro, no entanto, não foi localizada pela polícia.

Fonte:   G1