Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 19 de Abril de 2024

Política

Assembleia tem uma semana para aprovar empréstimo de US$ 250 milhões

POLÍTICA | 21/03/2019 16h 00min

Foto: Chico Ferreira

A Assembleia Legislativa (AL) tem menos de uma semana para aprovar o projeto de lei que autoriza empréstimo de US$ 250 milhões do Banco Mundial. Esse foi o pedido do governo do Estado ao presidente da AL, Eduardo Botelho (DEM), durante a apresentação do empréstimo à imprensa, na tarde de quarta-feira (20).

Segundo o governador Mauro Mendes (DEM), prazo é necessário para que o empréstimo seja liberado até agosto, no tempo de pagar outra dívida antiga, a parcela com o Bank of America de setembro. Isto porque depois de ser aprovado no estado, o contrato será analisado por várias instâncias da Secretaria do Tesouro Nacional e depois ainda precisa de aval do Senado, trâmites que demandam mais tempo.

Botelho disse durante a coletiva que irá “dar prosseguimento o mais rápido possível na Assembleia Legislativa. Temos que reunir os deputados, mostrar a importância disso. Vamos dar celeridade, respeitando os prazos regimentais”.

Líder do governo na Assembleia, o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (DEM) foi um dos entusiastas do novo empréstimo. “Esse empréstimo que está fazendo no período de 20 anos, corrigindo com os juros que estão no contrato, vai chegar em um valor menor do que o que nós temos que pagar até 2022. Isso significa que é uma economia, você pega o mesmo dinheiro que tem que pagar agora, no período de 3 anos, você está jogando para 20 anos, está tendo lucratividade”.

Dal Bosco também afirmou que em caso de baixa na cotação do dólar, o Estado pode “travar” esse valor para usar essa cotação para o pagamento da dívida. “Nesse novo financiamento que está fazendo com o Banco Mundial, ele coloca que poderá, a qualquer momento, tratar esse assunto. O dólar baixando, pode por o gatilho naquele momento”.

Fonte:   Gazeta Digital