Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa tarde, Quinta Feira 28 de Março de 2024

Política

Atendimento aos pacientes com câncer deve priorizar o acolhimento

SAÚDE | 28/03/2019 14h 54min

Foto: Ascom/Tarsila Borges

Os vereadores aprovaram na última segunda-feira (25), em sessão ordinária, o Projeto de Lei n. 07/19, que estabelece as diretrizes para a implantação do Programa de Atendimento ao Paciente com Câncer e familiares.

 A proposta é de autoria da vereadora Márcia Pelicioli (PSDB) e visa assegurar tratamento médico, social e psicológico, melhorar a qualidade de vida dos pacientes e fortalecer a relação com o profissional, por meio do acolhimento.

Segundo a vereadora, o atendimento ao paciente com câncer deve ser diferenciado desde a recepção da unidade de saúde. E a palavra-chave é o acolhimento.

"O paciente tem que se sentir abraçado por todos os profissionais. A descoberta da doença já causa um grande desequilíbrio psicológico e emocional na vida do paciente e o apoio dos amigos e familiares ajuda muito."

Uma das propostas é a criação de grupos de autoajuda, com a participação de pacientes, profissionais e voluntários. O objetivo é orientar e dar o amparo psicológico necessário, nas diversas fases da doença.

De acordo com a vereadora, a intenção é fazer do programa um suporte a mais no tratamento, na socialização  e no entendimento sobre as fases da doença, para o paciente e familiares.

Os grupos ajudam porque o paciente tem a oportunidade de conhecer outras pessoas, de trocar experiências com outros pacientes, de colocar pra fora as suas angústias e expectativas, de ajudar e ser ajudado."

Os grupos devem respeitar as diversidades étnicas  e raciais, culturais, sociais e opções religiosas. Os encontros têm como foco o bem-estar do paciente, com uso de atividades lúdicas, artesanais e laborais em grupo.

O Poder Executivo poderá buscar parcerias com organizações sociais a fim de planejar e desenvolver as atividades estabelecidas no projeto. A lei deve ser regulamentada no prazo máximo de 90 dias, após a publicação.

Fonte:   Ascom/Marcello Paulino