Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Sábado 20 de Abril de 2024

Política

Câmara de Vereadores, de Lucas do Rio Verde, retoma Programa Vereador Mirim

VEREADOR MIRIM | 25/04/2019 15h 44min

Foto por: Ascom/Tarsila Borges

O Programa Vereador Mirim - A escola vai a Câmara está de volta, a partir do mês de maio. A decisão em retomar o programa foi do presidente da Câmara de Vereadores, Dirceu Cosma (PV).

"Alguns vereadores e outras pessoas da comunidade pediram que retomássemos a Câmara Mirim, porque auxilia na formação dos alunos, mostrando também a importância do Poder Legislativo", ressaltou Cosma.

Todas as escolas que oferecem a segunda etapa do ensino fundamental (6º ao 9º ano) e ensino médio podem participar, elegendo ou indicando um aluno. Serão selecionados nove estudantes de diferentes escolas.

De acordo com o coordenador Luan Engelbrecht, todas as escolas receberam ofício, convidando a participar do programa. As interessadas devem informar a Câmara, por meio do endereço eletrônico secretariadacamara@camaralucasdorioverde.mt.gov.br ou luanmarcosengel@gmail.com.

"Serão escolhidos nove vereadores, de nove escolas diferentes. Caso, haja um número maior de escolas interessadas, será realizado o sorteio, no dia 10 de maio, às 10h, na Câmara e os representantes das escolas devem participar."

A eleição ou indicação dos vereadores mirins deve ser realizada e informada a Câmara de Vereadores até o dia 20 de maio. A primeira sessão ordinária está marcada para o dia 30, às 14h e o mandato segue até o fim do ano.

Segundo o presidente da Câmara, além de auxiliar na formação dos alunos, o programa incentiva os estudantes a participar da vida em comunidade, formando novas lideranças.

"O programa muda o olhar do estudante para com o município. Se ele vê algo errado, ele elabora um projeto de lei, propõe uma indicação, conversa com os amigos e busca uma solução para o problema. A Câmara Mirim faz com que o aluno se sinta mais participante do processo de construção da nossa cidade."

O projeto foi instituído em Lucas do Rio Verde no ano 2000, por meio da Lei n. 043, de autoria da ex-vereadora Maria Sidnir Bif Stechert. Na época, os participantes eram escolhidos por meio de um concurso de redação e análise do currículo escolar.

No ano seguinte, em 2001, um novo projeto de lei, de autoria do ex-vereador Carlos Girotto, revogou a lei anterior  e estabeleceu a escolha dos vereadores, por meio do voto.

Em 2012, um novo projeto de lei foi aprovado, também de autoria do ex-vereador Carlos Girotto. A proposta incluía o fornecimento de lanche para os vereadores mirins, após as sessões.

As sessões são realizadas uma vez por mês. Tudo o que é apresentado e aprovado pelos mirins é encaminhado para análise dos vereadores (adultos). A última vez que o programa foi desenvolvido foi em 2016.

Fonte:   Ascom/Marcello Paulino