Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Boa noite, Sexta Feira 26 de Abril de 2024

Política

Educação realiza formação dirigida a gestores escolares sobre PPP

EDUCAÇÃO | 21/03/2019 10h 35min

Foto: Ascom Prefeitura

Gestores educacionais de 23 unidades, 17 da rede municipal e seis da rede estadual, juntamente com assessores pedagógicos do município e do estado e representante do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep), totalizando 89 profissionais, participaram nos dias 14 e 15 de março, no auditório da Câmara de Vereadores de Lucas do Rio Verde, da formação intitulada Reestruturação do Projeto Político Pedagógico – PPP/2019.

Com carga de 24 horas, 16 delas presenciais e oito à distância, a atividade resultou do termo de Cooperação Técnica de Formação Continuada, Atualização e Desenvolvimento Profissional celebrado entre Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer de Mato Grosso (Seduc), Centro de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapro), de Sinop, e a Secretaria Municipal de Educação de Lucas do Rio Verde.

Segundo a secretária municipal de Educação, Cleusa Marchezan De Marco, a colaboração técnica dará continuidade ao processo de formação desencadeado a partir do final de janeiro, durante a semana de abertura do ano letivo, com a I Jornada de Inovação Pedagógica, que teve a implementação da BNCC como eixo temático. “Esta foi a primeira ação formativa realizada no ano de 2019 proporcionada pela parceria entre a Cefapro e a Secretaria de Educação, mas com o processo de implementação da BNCC no decorrer do ano, certamente haverá necessidade de outras ações cooperativas com este objetivo”, frisa.

De acordo com a professora Sara Cristina Gomes Pereira, mestra em Letras (Unemat) e integrante do grupo de cinco formadores do Cefapro responsável pela atividade, o Projeto Político Pedagógico é um instrumento de planejamento que estabelece as diretrizes para o desenvolvimento das práticas pedagógicas, visando garantir a qualidade e o cumprimento dos objetivos propostos pela instituição.

Por entender que devem ser consideradas as especificidades e necessidades de cada comunidade escolar, ela defende que todos os segmentos desse grupo comunitário devem ser envolvidos no projeto. “A construção coletiva desta proposta é o que assegura a legitimidade das ações definidas para serem encaminhadas no decorrer do ano letivo”, ressalta.

Ainda segundo a formadora, a atividade foi organizada e desenvolvida dentro de uma perspectiva teórico-prática, buscando enfatizar a intencionalidade e a coerência que deve haver entre os Marcos Situacional, Conceitual e Operatório e o Plano de Ação, que, de forma articulada, sustentam todas as atividades pedagógicas a serem desenvolvidas pelas unidades educacionais.

Na opinião da professora Regiane Carvalho de Castro Borges, especialista em Gestão Educacional e Práticas Pedagógicas, também ligada ao grupo de formadores do Cefapro, o processo de implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em todo território brasileiro, em curso atualmente, reduziu a distância entre as propostas pedagógicas das duas redes e possibilitou subsídio teórico e metodológico para a reestruturação do currículo. “Esse processo deve acontecer de forma contextualizada em conformidade com a identidade de cada instituição. Isso, por sua vez, resultará na equidade e qualidade da educação do município”, avalia.  

O grupo de formadores também teve a participação da professora Adenilse Silva de Jesus, mestra em Ensino de Ciências e Matemática (Unemat), do professor Jeferson Lucas Zanin, mestre em Ensino de Ciências Naturais (UFMT), e do professor Marcos Borges de Oliveira, mestre em Ensino de Matemática (UFMT).

Fonte:   Ascom Prefeitura