Olá! Utilizamos cookies para oferecer melhor experiência, melhorar o desempenho, analisar como você interage em nosso site e personalizar conteúdo. Ao utilizar este site, você concorda com o uso de cookies.

Bom dia, Quinta Feira 25 de Abril de 2024

Política

Fávero anuncia a liberação de recursos para ampliação de escola em Itanhangá-MT

RECURSOS | 29/05/2019 13h 41min

Foto: MAÍRA NIENOW

O deputado estadual Silvio Fávero (PSL) articulou junto ao governo do estado a liberação de recurso para a ampliação da Escola Estadual Bromildo Lawisch, localizada no Centro de Itanhangá (491 quilômetros de distância de Cuiabá). A unidade escolar atende atualmente, 221 alunos do ensino fundamental II, 211 do ensino médio e 64 alunos da modalidade de ensino EJA (Educação entre Jovens e Adultos), somando um total de 496 matriculados.

As obras de ampliação da Lawinsk, segundo o parlamentar, estão previstas para começar no segundo semestre de 2019. O intuito, conforme Fávero, é aumentar o número de crianças e adolescentes matriculadas. “A unidade tem correspondido com a população de Itanhangá e, devido à procura, a ampliação se faz necessário. A construção de uma escola significa mais crianças e adolescentes aprendendo, buscando conhecimento, buscando uma vida melhor”, salientou Fávero.

A liberação do recurso atende uma indicação do parlamentar junto ao governo estadual. “A educação é um direito de todos e dever do estado. No mesmo sentido, a Constituição de Mato Grosso coloca a educação como um dos princípios fundamentais e dos objetivos prioritários. E o Executivo tem, também, se preocupado com a educação em nosso estado, tanto que não mediu esforços para atender a nossa reivindicação”, observou o deputado.

Silvio também conseguiu a liberação de recursos para a construção de uma escola no município de Sorriso, com 16 salas e capacidade para atender mais de 500 alunos. Outro pedido do parlamentar, atendido, refere-se a duas unidades escolares na cidade de Cáceres. O intuito é abrir mais 1.200 vagas para alunos do ensino fundamental e médio da rede estadual de ensino. Fávero conseguiu também a liberação de recurso para a construção de uma escola em Tapurah, que deverá atender mais de 500 alunos.

Escola militar – Ainda falando sobre educação, vale lembrar que o deputado Silvio Fávero é autor do Projeto de Lei nº 361/2019, que facilita a instalação de escolas militares nos municípios mato-grossenses. O intuito é oferecer excelência no ensino, além de transmitir valores morais, disciplina, amizade, patriotismo, respeito à família e a pátria e o incentivo ao esporte.

“Não estamos falando em nenhuma novidade. A maioria dos estados brasileiros já possui colégios administrados pelo Exército ou Polícia Militar, todos formalmente definidos como escolas públicas, apesar de comumente haver cobranças ou pedidos de contribuição de taxas mensais, mas que servem para a manutenção dos colégios”, argumentou Fávero, autor da inciativa, ao defender que a escola militar surgiu da necessidade de reverter situação caótica em que se encontra a educação no Brasil.

Fonte:   Ascom/Joelma Pontes